ALUNAS ALIJADAS DE AULAS ESPORTIVIZADAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTERRELACIONAL DE DADOS IMAGÉTICOS EM ESTUDO ENVOLVENDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

  • Fábio Narduchi de Paula
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
  • Sonia Regina Mendes dos Santos
  • Alexandre de Jesus Pereira
Palavras-chave: Representações sociais, imagens, corpo, alijamento das aulas

Resumo

Em estudo envolvendo representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar, ficou constatado que alunas têm sido alijadas dessas aulas em determinadas ocasiões. O presente artigo, fruto de pesquisa de campo, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo ponderar sobre as relações que envolvem tal alijamento, a fim de vislumbrarmos, mais nitidamente, as ressignificações necessárias a avanços de conceitos e de condutas, envolvendo, em nosso caso, os corpos nessas aulas. Sinalizamos que os estudos em representações sociais vêm mostrando o quanto essa noção e sua correlata base teórica permitem compreensão e explicação aprofundadas dos fenômenos sociais, sendo, pois, o aporte teórico-metodológico utilizado. Os dados imagéticos foram analisados e interpretados utilizando-se o Método Documentário e a Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. Propugnamos pelo uso de conteúdo imagético em pesquisas, tal como a nossa, envolvendo representações sociais, para melhor compreendermos, por intermédio de discursos imagéticos, como essas representações encontram-se organizadas e quais os sentidos que as envolvem, visto ser o imaginário uma realidade e as imagens não somente reflexos de uma dada mentalidade, mas também constituintes de dado imaginário e produtoras dessa realidade social.

 

Biografia do Autor

Fábio Narduchi de Paula

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Duque de Caxias, RJ, Brasil

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC),

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Sonia Regina Mendes dos Santos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Alexandre de Jesus Pereira

Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado
2018-05-28
Seção
ARTIGOS