AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

  • Gleice Kelli Fonseca Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Clara Sena Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Emília Mesquita Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as experiências do estágio supervisionado no curso de Pedagogia nessa lógica busca-se salientar a vivência do Estágio Supervisionado e suas contribuições para a formação docente. O período do estágio propicia experiências ao pedagogo/professor em formação, por remeter a reflexões significativas no que diz respeito à sua atuação no desenvolvimento do processo educativo. Apresenta ainda, a concepção do ambiente educativo onde foi realizado o estágio, as ações pedagógicas observadas frente ao desenvolvimento ensino/aprendizagem, bem como expõe compreensões e sugestões em torno da dinâmica educativa vivenciada pelo estagiário. Assim, participar das atividades no percurso do estágio significa vivenciar o cotidiano em sua realidade. Refletir a partir dessas experiências é de suma relevância para que se repense a respeito da atuação docente e quão significativa é essa profissão na vida de quem a exerce.

Biografia do Autor

Gleice Kelli Fonseca, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Maria Clara Sena, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Maria Emília Mesquita, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, UCP. Docente do Curso de Pedagogia e Licenciaturas do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Fonseca, G., Sena, M., Mesquita, M. E., & Paula, J. T. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Semioses, 13(4), 82-96. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n4p82
Seção
ARTIGOS