DEPRESSÃO ENTRE UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA DOS MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS MAIS UTILIZADOS ENTRE OS ACADÊMICOS DE UNIVERSIDADES NO BRASIL

  • Tyhorrane Nunes Marinho Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Leonor Monteiro do Nascimento Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.
  • Caroline Deckmann Nicoletti Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

O ambiente acadêmico pode ser estressante por diversos fatores, sendo estes capazes de desencadear distúrbios depressivos e ansiosos entre os estudantes. O objetivo desse estudo é identificar quais são os medicamentos antidepressivos mais utilizados para o tratamento da sintomatologia da depressão entre estudantes de diversos Estados e cursos de universidades no Brasil no período de aproximadamente 5 anos. O método utilizado se trata de uma revisão integrativa da literatura nas bases GOOGLE ACADÊMICO, Biblioteca Virtual em Saúde e Periódicos CAPES onde foram buscadas as palavras chaves: depressão, depressão em universitários/acadêmicos no Brasil, medicamentos antidepressivos. Neste estudo conclui-se que estudantes da área da saúde, mulheres solteiras e sem filhos, entre 18 a 28 anos são as mais propensas a desenvolver depressão e utilizar medicamentos antidepressivos, e quanto a classe de medicamentos mais utilizada entre os jovens é a dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina, sendo o cloridrato de fluoxetina o mais utilizado. A automedicação é um crescente no país, logo é necessária uma atuação mais eficaz do farmacêutico atuando principalmente no uso racional de medicamentos, interações medicamentosas, avaliação de seu uso e dispensação, assim como orientação farmacêutica para uma melhor terapia para quem precisa de cuidados especiais.

Biografia do Autor

Tyhorrane Nunes Marinho, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduanda em Farmácia pelo Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Leonor Monteiro do Nascimento, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Doutora em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Caroline Deckmann Nicoletti, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre em Ciências pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Marinho, T., do Nascimento, L., & Nicoletti, C. (2019). DEPRESSÃO ENTRE UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA DOS MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS MAIS UTILIZADOS ENTRE OS ACADÊMICOS DE UNIVERSIDADES NO BRASIL. Semioses, 13(4), 15-33. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n4p15
Seção
ARTIGOS