O TEATRO COMO FERRAMENTA LÚDICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACERCA DE ALGUMAS DOENÇAS TROPICAIS E SUA RELAÇÃO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS DE MORADORES NO POVOADO JUÁ MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO - BAHIA, BRASIL

  • André Vinícius Bezerra de Andrade Silva Universidade Federal de Sergipe, UFS
  • Camilo Rafael Pereira Brandão Universidade Federal de Sergipe, UFS
  • Kênia Dantas Alves Universidade Federal de Sergipe, UFS
  • Nadja Santos Vitória UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, UEBA

Resumo

A ludicidade ocorre à medida que o indivíduo se entrega de maneira prazerosa. O teatro é um bom exemplo de atividade lúdica, pois apresenta elementos críticos com a finalidade de expor diversos problemas sociais e/ou transmitir conceitos. A fim de testar essa hipótese, o presente trabalho objetivou avaliar o teatro como ferramenta lúdica de ensino no combate ao mosquito Aedes aegypti, comparando informações acerca dos meios de prevenção mais utilizados pela população bem como sobre o descarte e associação dos Resíduos Sólidos com doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. No Povoado Juá, situado na zona rural do município de Paulo Afonso, uma apresentação teatral foi realizada por um grupo de Licenciandos em Biologia da UNEB, Campus VIII. Após a apresentação, foram colhidas algumas informações por meio de formulário aplicado pelos próprios estudantes. Foi constatado que todos os moradores entrevistados realizam a eliminação de focos do mosquito; 21,48% reconhecem os sintomas das diferentes doenças, bem como afirmam sensibilizar outros moradores; e 71,44% relataram associação positiva do lixo com as Doenças Tropicais. Observou-se a melhoria em muitos pontos da pesquisa quando comparados com dados anteriores a intervenção lúdica.

Biografia do Autor

André Vinícius Bezerra de Andrade Silva, Universidade Federal de Sergipe, UFS

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.

Camilo Rafael Pereira Brandão, Universidade Federal de Sergipe, UFS

Licenciatura em Ciências biológicas. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.

Kênia Dantas Alves, Universidade Federal de Sergipe, UFS

Graduada em Relações Públicas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.

Nadja Santos Vitória, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, UEBA

Doutora em Biologia de Fungos pela UFPE e Docente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus VIII, Colegiado de Biologia, Paulo Afonso-BA.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Silva, A., Brandão, C. R., Alves, K., & Vitória, N. (2019). O TEATRO COMO FERRAMENTA LÚDICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACERCA DE ALGUMAS DOENÇAS TROPICAIS E SUA RELAÇÃO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS DE MORADORES NO POVOADO JUÁ MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO - BAHIA, BRASIL. Semioses, 13(4), 34-49. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n4p34
Seção
ARTIGOS