INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES NA SÍNDROME DE DOWN

  • João Paulo Carneiro Universidade Católica de Petrópolis, UCP

Resumo

O texto em tela tem como principal finalidade refletir a respeito da educação especial, sobretudo na dimensão inclusiva (OMOTE, 1996; GLAT, FERNANDES, 2005; PELOSI, 2007; CIA, MENDES, PASIAN, 2014; MASCARO, 2018; TOGASHI, WALTER, 2016). Metodologicamente lançou-se mão do estudo de caso como pesquisa aplicada a casos concretos no âmbito do campo educacional, especialmente da instituição escolar (STAKE, 2011; YIN, 2001). A instituição escolar dar-se-á no âmbito da Educação Básica e sob a administração da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que se responsabiliza por um determinado grupo de instituições escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Diante de inúmeros alunos NEE, reduziu-se a pesquisa ao aluno Edwards (nome fictício), pois, fora o único caso possível de contato, aluno com Síndrome de Down (SD). Mesmo diante dos entraves e desafios nos fora possível constatar e evidenciar potencialidades na esfera da inclusão escolar.

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro, Universidade Católica de Petrópolis, UCP

Mestre em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ), Especialista em Ensino de História (UFRJ). Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (UCP), Professor de História da Firjan, SESI.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Carneiro, J. (2019). INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES NA SÍNDROME DE DOWN. Semioses, 13(4), 122-135. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n4p122
Seção
ARTIGOS