POR UMA PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE NO VIÉS DA INTERCULTURALIDADE

CONTRIBUIÇÕES NUMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EM DIREITOS HUMANOS

  • João Paulo Carneiro Universidade Católica de Petrópolis, UCP
  • Blenda Perfeito Ferreira Carneiro Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Resumo

O presente texto abarca a discussão sobre diversidade no âmbito da perspectiva intercultural. Contempla o debate educacional em direitos humanos. Dialoga a conceituação racial com Hall (2014), Munanga (2012, 2014) e Guimarães (2012). No quesito currículo Apple (2011), Arroyo (2011) e Silva (2011), na perspectiva intercultural, Candau (2014). Concluímos que, a pedagogia da diversidade contribui de maneira singular para a construção de uma sociedade democrática no respeito à diferença, a equidade e no empoderamento dos inferiorizados no processo histórico. Possibilitando assim, uma educação na esfera dos direitos humanos.

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro, Universidade Católica de Petrópolis, UCP

Mestre em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ), Especialista em Ensino de História (UFRJ). Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (UCP), Professor de História da Firjan, SESI.

Blenda Perfeito Ferreira Carneiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Direito. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Carneiro, J., & Carneiro, B. (2019). POR UMA PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE NO VIÉS DA INTERCULTURALIDADE. Semioses, 13(4), 69-81. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n4p69
Seção
ARTIGOS