O DESAFIO DE SER EDUCADOR DA NOVA GERAÇÃO DE NATIVOS DIGITAIS

  • Márcia Spindola Colégio Militar do Rio de Janeiro, RJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
  • Raquel Villardi Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, UERJ.
Palavras-chave: Nativos digitais. “baby boomer”. Educação.

Resumo

Esse artigo reflete sobre as gerações de nativos digitais, suas peculiaridades e encantos e sobre o novo modelo de Educação necessário para lidar com os jovens de hoje. Mais do que uma simples explanação, é uma defesa, porque no trabalho educacional, muitos consideram os alunos alienados, preguiçosos, desatentos... Os alunos nativos digitais exigem uma mudança no perfil da educação escolar. O antigo modelo, centrado na figura do professor, precisa mudar o foco para o aluno e o conteúdo a ser estudado não pode vir pronto, emitido pelo professor e recebido pelo aluno. Os nativos digitais aprendem a partir de colaboração.

Biografia do Autor

Márcia Spindola, Colégio Militar do Rio de Janeiro, RJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Doutora em Políticas Públicas pelo Programa e Formação Humana, PPFH-UERJ. Professora do Colégio Militar e da EAD-UERJ.

Raquel Villardi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, UERJ.

Pesquisadora do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana, PPFH, UERJ.

Publicado
2018-09-28
Seção
ARTIGOS