O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

ORIENTAÇÕES GERAIS

  1. O primeiro autor deve ter titulação mínima de mestre.
  2. Os metadados de todos os autores (inclusive o código ORCID) devem ser inteiramente preenchidos, em português e em inglês, na plataforma de submissão.
  3. Os artigos em inglês ou espanhol devem ser acompanhados por uma declaração de revisão profissional da escrita.
  4. Os artigos submetidos devem ser inéditos (não podem ter sido publicados ou simultaneamente submetidos para outra revista).
  5. Os artigos de revisão podem ser submetidos, desde que apresentem uma profunda análise do estado da arte do tema abordado.
  6. A formatação do artigo para submissão deve seguir o modelo disponibilizado pela revista.
  7. A aprovação do artigo para publicação será decidida conjuntamente pelos editores e conselho editorial.
  8. Os autores deverão optar por uma das modalidades de publicação da revista para submissão de seus trabalhos.
  9. No máximo 1 artigo do mesmo autor em uma edição.
  10. Os autores de artigos publicados aceitam se tornar revisores Ad Hoc, quando forem convidados.
  11. NÃO colocar nome dos autores no arquivo do artigo. 

MODALIDADES DE SUBMISSÃO

  1. Artigos Originais

Abrange artigos de pesquisas científicas, que apresentam dados originais, empíricos ou teóricos, dotados de metodologia qualitativa e/ou quantitativa, que produzam informações sobre os temas indicados no escopo da revista. Sua estrutura deve conter os seguintes elementos (na ordem descrita): título, resumo e palavras-chave, título em inglês, abstract e keywords, introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências. O número de páginas não pode exceder a 25.

  1. Relatos de Experiência

Descrevem uma ou mais experiências aplicadas que contemplem temas relativos ao escopo da revista. Os relatos devem ser pautados em evidências metodologicamente adequadas e devidamente comprovadas para refletir seus resultados.

  1. Dossiê

Se trata de uma coletânea de estudos em torno de um tema específico em comum. O tema de cada dossiê é divulgado com antecedência no site da revista e ele se refere a assuntos da atualidade que demandam uma análise mais detalhada e profunda.

  1. Ensaios

Se enquadram nesta modalidade os artigos que desenvolvem um debate crítico sobre temas relevantes, sem ter o compromisso de realizar uma revisão sistemática.

  1. Seções temáticas

Os artigos nessa modalidade devem atender ao tema proposto para a edição, que será definido pela revista, de acordo com o fluxo trabalho submetidos ou em face de alguma demanda específica de relevância para o cenário científico e institucional da atualidade.

 

FORMATAÇÃO DO ARTIGO

  1. Texto
  • Formato: A4, Word
  • Cor do texto: preta
  • Margem superior e esquerda: 3,0 cm
  • Margem direita e inferior: 2,0 cm
  • Fonte do texto: Calibri (tamanho 12)
  • Fonte em citações diretas (com mais de três linhas): Calibri (tamanho 10)
  • Fonte em nota de rodapé, paginação e legenda: Calibri (tamanho 10)
  • Alinhamento do texto: justificado (com indicações de parágrafos)
  • Alinhamento de título das seções: esquerda
  • Caracteres itálicos: exclusivos para palavras em idioma distinto daquele usado no texto
  • Fonte em negrito: uso facultativo para destaque de palavras
  • Título das seções: devem ser numerados em sequência (exceto: sumário, resumo, referência)
  1. Espaçamento entre Linhas
  • Corpo do texto: espaço 1,5
  • Citação direta (com mais de três linhas): espaço simples
  • Notas de rodapé: espaço simples
  • Referências: espaço simples (separadas entre si por um espaço simples)
  • Título de seção: espaço 1,5 
  1. Ilustrações, Quadros e Tabelas

Posição: o mais próximo possível do trecho a que se referem;

Numeração: independente, consecutiva e em algarismo arábico;

Título: posicionado na parte superior, precedido por sua designação (ex. desenho, esquema, fluxograma, fotografia, imagem, tabela, quadro, etc);

Notas de rodapé: tamanho 10;

Arquivo: ilustrações devem ser enviadas em arquivo separado (JPG, JPEG, GIF, PNG)

FORMATAÇÃO DA REFERÊNCIAS

  1. Autor pessoal

Indica(m)-se o(s) autor (es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido das iniciais do prenome(s) e outros sobrenomes, abreviados ou não. Recomenda-se o mesmo padrão para toda a lista de referência. Os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.

Exemplo:

ALVES, R. B.; SANTOS, C.M. Ciência ambiental. Rio de Janeiro: Forense, 1995. 250p.

  1. Autor entidade

As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, etc) têm entrada pelo seu próprio nome, por extenso.

Exemplo:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo. São Paulo: Edusp, 1995. 467p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

  1. Autoria desconhecida

Em caso de autoria desconhecida a entrada é feita pelo título. O termo anônimo não deve ser usado em substituição do autor desconhecido. A primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos ou indefinidos) e palavras monossilábicas do título deverá ser apresentada em caixa alta.

Exemplo:

DIAGNÓSTICO ambiental de uma área de manguezal próxima ao rio Juqueriquerê. São Paulo: Câmara Técnica. 1999. 56p.

  1. Título e subtítulo do trabalho

O título (com negrito) e o subtítulo (se houver, sem negrito) devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por dois pontos.

Exemplo:

NUNES, R. A. Ecotoxicologia: o estado da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Loyola, 1990. 143p

  1. Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.

Inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros. Apresentar a identificação do volume e fascículo com as abreviações v. e n., respectivamente.

Exemplo:

GURGEL, C. Reforma do Estado e Segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

  1. Edição

Quando houver uma indicação de edição, esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas na forma adotada na língua do documento. Não há necessidade de especificação caso a obra referenciada esteja em sua primeira edição.

Exemplo:

SCHAUM, Daniel. Schaum's outline of theory and problems. 5 th ed. New York : Schaum Publishing, 1956. 204 p.

  1. Volume e Número de páginas

Quando o documento for constituído por apenas uma unidade física, indica-se o número total de páginas, seguido da abreviatura “p”. Quando o documento for publicado em mais de uma unidade física, indica-se a quantidade de volumes precedida da abreviatura v.

Exemplo:

MARTINS, S. Efeitos de contaminantes em peixes. São Paulo: Atual, 1999. 345 p.

  1. Data

A data de publicação deve ser indicada em algarismos arábicos, no final da referência. Podem ainda ser indicados os meses ou divisões do ano (abreviados). Se nenhuma data de publicação, distribuição, impressão, etc, puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes.

Exemplo:

[1971 ou 1972]; [1971?]; [197-]; [19-].

  1. Monografia consultada em meio eletrônico

A URL da página consultada deverá ser apresentada precedida da expressão “Disponível em:” e entre os sinais de maior e menor. A data de acesso também deverá ser registrada, sempre registrar o mês em sua forma abreviada (que são as três primeiras letras de cada mês, exceto o mês de maio).

Exemplo:

CESAR, A. Metodologia de trabalho científico. 2. ed. Santos: UNISANTA, 2002. 159p. Disponível em: <http://unisanta.br/professor/tcc/>. Acesso em: 10 jan. 2003.

  1. Parte de Monografia

Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios. Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão "In", e da referência completa da monografia no todo. Deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.

Exemplo:

ROMANO, G. Imagens da juventude na área moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos Jovens. São Paulo: Companhia das Letras, p. 7-16. 1996.

  1. Publicação periódica (Artigo ou matéria de revista, boletim etc.)

Inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editoriais, entrevistas, reportagens, resenhas e outros. Os elementos essenciais são: autor(es); título do artigo ou matéria; título da publicação; local da publicação; numeração do volume; numeração do fascículo ou número; paginação inicial e final e data de publicação.

Exemplo:

FARIA, E. J. da C. de; PINA, A.; FREITAS, F. M. de C. O mito do desporto é saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 11, n. 1, p. 79-80, set. 1989.

  1. Publicação periódica consultada em meio eletrônico

Seguem os mesmos padrões indicados para artigo ou matéria de revista acrescida das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, endereço eletrônico, etc).

Exemplo:

CESAR, A. Sensitivity of Mediterranean amphipods and sea urchins to reference toxicants. Ciências Marinas, México; v. 28, n. 4, p. 407-417, 2002. Disponível em: < http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/480/48028408.pdf >. Acesso em: 05 dez. 2003.

  1. Artigo e/ou matéria de jornal

Inclui comunicações, editoriais, entrevistas, reportagens, resenhas e outros. Os elementos essenciais são: autor(es); título do artigo ou matéria; título do jornal; local da publicação; data da publicação; seção, caderno ou parte do jornal, paginação correspondente.

Exemplo:

NAVES, P. Lagos Andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

  1. Trabalho apresentado em evento

Elementos essenciais: autor(es); título do trabalho apresentado, seguido da expressão In: nome do evento em caixa alta; numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) da realização; título do documento (anais, atas, etc), local, editora, data da publicação e página inicial e final da parte referenciada.

Exemplo:

DELLA FONTE, S. S.; LOUREIRO, R. A ideologia da saúde e a Educação Física. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 10., 1997, Goiânia. Anais... Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997. p. 126-132.

  1. Documento Jurídico (Legislação)

Compreende a Constituição, as emendas constitucionais e os textos legais infraconstitucionais (lei complementar, medida provisória, etc) e normas emanadas das entidades públicas e privadas (atos normativos, portaria, resolução, comunicado, etc). No caso de Constituições, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição seguida do ano da promulgação entre parênteses. Os elementos essenciais são: jurisdição; título; numeração; data e dados da publicação.

Exemplos:

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3. p. 217 - 220, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lex: Leis de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB), Brasília, DF, 1996.

  1. Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico

Incluem base de dados, listas de discussão, sites, arquivos em disco rígido, programas, etc. Elementos essenciais: autor(es); título do serviço ou produto; descrição física do meio eletrônico (endereço eletrônico) apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Exemplo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Aves do Paraná: banco de dados. Disponível em: <www.bdt.org/bdt/avifauna/aves>. Acesso em: 30 maio de 2002.

FORMATAÇÃO DAS CITAÇÕES

Deve seguir as orientações da norma ABNT NBR 10520:2002.

Regras:

  1. a) As citações podem ser diretas, quando se tratar de uma transcrição textual de parte de uma obra consultada, ou indiretas quando se tratar de um texto baseado na obra consultada.
  2. b) As citações são feitas por chamadas pelo sobrenome do autor (autor principal) ou instituição (se não houver autor). Dependendo do contexto as chamadas podem ocorrer de duas formas:

- Para as citações indiretas, que são aquelas que são baseadas na obra de determinado autor, indica-se o último sobrenome do autor com caixa baixa, seguido do ano de publicação entre parênteses.

- Para as citações diretas, que são aquelas que são a transcrição parcial do texto de um determinado autor, deve-se inserir o último sobrenome do autor citado com letras maiúsculas, entre parênteses, junto com o ano da publicação e a página da fração da qual o texto utilizado foi extraído.

  1. c) As citações diretas são destacadas entre aspas duplas, quando o tamanho for até três linhas. Superior a três linhas devem vir destacadas, em espaço simples, recuo na margem esquerda de 4 cm e tamanho da letra 10.
  2. d) Indicar, para as citações diretas, o número da página do qual foi extraio o trecho citado.
  3. e) Supressões em transcrições textuais devem ser indicadas por reticências entre colchetes: [...].
  4. f) Quando houver coincidência de abreviatura de nomes de autores distintos, deve-se acrescentar o prenome do mesmo na chamada.

Exemplo: (SOUZA, B., 2005)  → (SOUZA, Bruno, 2005); (SOUZA, B., 2005)  → (SOUZA, Beatriz, 2005).

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As informações disponibilizadas pelos autores e pareceristas Ad hoc no momento do cadastro na plataforma da revista semioses serão utilizadas exclusivamente para os serviços prestados por este periódico e não serão fornecidos para outras finalidades ou para terceiros.

INTEGRIDADE NA ATIVIDADE CIENTÍFICA

A Revista Semioses adota a postura de Integridade na Atividade Científica, conforme diretrizes definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes de iniciar a submissão é necessário que os autores leiam o documento (www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁ-CONDUTA EM PESQUISA

Em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, solicitamos que os autores:

  1. Leiam todas as orientações da COPE sobre a ética em pesquisa (http://publicationethics.org);
  2. Cumpram as condições a seguir: A) a aquisição de dados, a análise e/ou a interpretação de dados de outras publicações devem ser devidamente referenciadas de forma explícita no artigo; B) a revisão crítica de conteúdo intelectual de outros autores deve ser devidamente citada no artigo; C) nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores. Autores que descumprirem a política contra plágio da Revista Semioses serão impedidos de submeterem artigos por um período de 5 (cinco) anos. A Revista Semioses dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como plágio em qualquer instância, não será aceito. Por isso, a Revista Semioses utiliza softwares de detectação de plágio.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os artigos submetidos para a Revista Semioses serão avaliados em duas etapas: i) análise e parecer do editor chefe (quanto ao atendimento às normas da revista, aderência ao escopo e originalidade); e ii) análise e parecer da comissão científica - revisão por pares (quanto à relevância do assunto para a CiAmb, a contribuição para o avanço do conhecimento, o impacto social e a qualidade textual). Apenas os artigos aprovados obrigatoriamente nessas duas fases de avaliação serão incluídos em uma das edições da revista, de acordo com o fluxo de publicações e a afinidade do assunto tratado. Os artigos são revisados pelo sistema blind review, isto é, os pareceristas não possuem conhecimento da autoria dos trabalhos, respeitando-se, assim, a privacidade do autor e o princípio de imparcialidade, para garantir idoneidade no processo de análise, tanto para os autores quanto para os avaliadores. Os artigos considerados relevantes na primeira fase de avaliação serão remetidos, de forma anônima, a dois avaliadores especialistas no tema (pares cegos), que decidirão sobre sua aceitação ou recusa. Caso haja divergência entre os pareceres, um terceiro avaliador será designado para a decisão. O parecer dos revisores é encaminhado para o autor principal do artigo, designado no momento de preenchimento dos metadados na submissão do artigo. Ele tomará ciência do resultado da avaliação (“aceito”, “aceito com modificações”, ou “recusado”). Quando o artigo é aceito com modificações, os autores devem providenciar as correções necessárias apontadas pelos revisores e submeter o documento para uma nova rodada da avaliação. As instruções para a resubmissão de trabalhos estão na plataforma da revista (https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus).

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Semioses de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.

Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Semioses o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.

O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Semioses não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação. É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Semioses, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Semioses pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Semioses.

A Revista Semioses (Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade)  está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/