Notícias

Dossiê Desafios para os Direitos Humanos no Mundo Pós Pandemia

2021-08-12

A Revista Augustus convida estudiosos e pesquisadores da área dos Direitos Humanos, e de áreas afins, a participarem do Dossiê Desafios para os Direitos Humanos no Mundo Pós Pandemia, que comporá a sua 56ª edição. Aceita-se estudos e pesquisas que discutam o impacto da COVID-19 nos direitos humanos em todo o mundo e no Brasil, especificamente, onde as desigualdades e vulnerabilidades foram expostas todos os dias.

Os trabalhos devem conter no máximo 4 autores e serem inseridos no ambiente virtual até o dia 03 de fevereiro de 2022, para que possam ser submetidos à avaliação em duplo cego. Serão aceitos trabalhos em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola. 

Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas da Revista Augustus, e, se aceitos, serão publicados até o dia 30 de março de 2022.

Contextualização da proposta:

 Entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2013 aconteceu em Brasília, Distrito Federal, o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), que teve como objetivo “promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios” (SDH/PR). Pouco mais de seis anos após o evento, em março de 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, realidade que ainda estamos vivendo em 2021 e sem data precisa para seu fim. A pandemia impactou diretamente sobre os direitos humanos em todo o mundo, mas no caso específico do Brasil vimos desigualdades e vulnerabilidades sendo expostas todos os dias, mostrando que o Fórum foi uma das muitas iniciativas que precisam ser criadas para que o tema continue nas pautas públicas. Ela também expôs a necessidade da ampliação de espaços democráticos que convidem a reflexões sobre o tema dos direitos humanos a partir de uma perspectiva crítica. Tendo o contexto da pandemia de COVID-19 como referência, convidamos pesquisadores e pensadores de diferentes campos para abordarem o tema dos direitos humanos num cenário pós pandêmico, pensando esses direitos em termos de garantias e ampliação no Brasil e na América Latina.

 Organizadores do Dossiê:

Adriano Rosa (Doutor em Educação Física pela UGF e Professor e Coordenador do MPGTQAC-USU)

Cláudia Affonso (Doutora em Educação pela UFF e Professora do Colégio Pedro II)

Márcia T. Cavalcanti (Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Professora do MPGTQAC-USU)

Saiba mais sobre Dossiê Desafios para os Direitos Humanos no Mundo Pós Pandemia

Edição Atual

v. 27 n. 54 (2021): Revista Augustus

A revista Augustus está publicando a sua Edição 54, e traz 12 estudos de pesquisadores e professores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que podem ser divididos em 3 eixos fundamentais: saúde, meio ambiente e educação. Agradecemos a todos os autores e avaliadores da presente edição.

Período: jul./out. 2021

Publicada em 01/09/2021.

Publicado: 2021-09-01

Edição Completa

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições