POTENCIAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA PARA INFILTRAÇÃO E INTERCEPÇÃO DAS ÁGUAS PLUVIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Resumo
As inundações urbanas ocasionadas pelo acúmulo de água devido aos problemas nos sistemas de drenagem e à ocupação desordenada tem se tornado cada vez mais frequentes. A adoção de medidas estruturais com aplicação de infraestruturas cinzas não têm sido suficiente para evitar tais problemas. Neste contexto, o presente trabalho discute o potencial da arborização urbana como medida estruturante na gestão e manejo de águas pluviais. Para isso, aborda os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores, dentre os quais estão os serviços de regulação do ciclo hidrológico, analisa o inventário arbóreo realizado no plano diretor de arborização urbana da cidade do Rio de Janeiro e avalia os potenciais de interceptação e de infiltração das espécies com maior frequência na cidade. Os resultados indicaram que de maneira geral, as espécies nativas são mais eficientes quanto ao desempenho destas funções, apesar de serem menos frequentes na área de estudo.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.