REQUALIFICAÇÃO URBANA ATRAVÉS DE ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO ECOSSISTEMA DARWIN - BORDEAUX
Resumo
Propor estratégias que melhorem a qualidade de vida da população e proporcionem um ambiente favorável para a criatividade e inovação são premissas de cidades inteligentes. Tais fatores proporcionam um terreno fértil para refundar uma urbanidade com consciência ecológica e inclusiva, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável. Nesta esfera, este estudo de caso busca identificar a importância do Projeto Darwin, um ecossistema urbano implantado em um patrimônio militar localizado na França, e o seu papel na requalificação da região e fomento ao desenvolvimento sustentável. Através da pesquisa bibliográfica referente aos conceitos que envolvem o tema, bem como a coleta de dados sobre o objeto de estudo, pode-se constatar a sua relevância. A partir do estudo realizado foi possível observar como o ecossistema Darwin regenerou esta área, promovendo um modelo urbano baseado em soluções inovadoras, sustentáveis e participativas.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.