REQUALIFICAÇÃO URBANA ATRAVÉS DE ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO ECOSSISTEMA DARWIN - BORDEAUX

  • Marcela Cargnin ATITUS Educação, Passo Fundo/RS
  • Thaísa Leal da Silva ATITUS Educação, Passo Fundo/RS
Palavras-chave: Cidades Inteligentes. Cidades Sustentáveis. Requalificação. Ecossistemas criativos. Desenvolvimento urbano sustentável.

Resumo

Propor estratégias que melhorem a qualidade de vida da população e proporcionem um ambiente favorável para a criatividade e inovação são premissas de cidades inteligentes. Tais fatores proporcionam um terreno fértil para refundar uma urbanidade com consciência ecológica e inclusiva, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável. Nesta esfera, este estudo de caso busca identificar a importância do Projeto Darwin, um ecossistema urbano implantado em um patrimônio militar localizado na França, e o seu papel na requalificação da região e fomento ao desenvolvimento sustentável. Através da pesquisa bibliográfica referente aos conceitos que envolvem o tema, bem como a coleta de dados sobre o objeto de estudo, pode-se constatar a sua relevância. A partir do estudo realizado foi possível observar como o ecossistema Darwin regenerou esta área, promovendo um modelo urbano baseado em soluções inovadoras, sustentáveis e participativas.

Publicado
2022-12-24
Como Citar
Cargnin, M., & Silva, T. L. da. (2022). REQUALIFICAÇÃO URBANA ATRAVÉS DE ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO ECOSSISTEMA DARWIN - BORDEAUX. Revista Augustus, 31(58), 145-158. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2022v31n58p145

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##