A RELAÇÃO DAS MULHERES COM O MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO DAS MULHERES CAIÇARAS DE ILHABELA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar a relação das mulheres com o meio ambiente, por meio do estudo do ecofeminismo e das comunidades tradicionais, com foco nas comunidades caiçaras. Apesar de o estudo ser focado nas mulheres, serão abordadas questões sobre a relação de outras minorias sociais, que fazem parte da luta guiada pelas mulheres. Além do estudo de textos e documentos, retirados de livros e da internet, foram realizadas algumas entrevistas com mulheres caiçaras do município e arquipélago de Ilhabela, localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo. O intuito é observar de que forma se apresenta a relação das caiçaras com o meio ambiente, dentro de uma sociedade tradicional e patriarcal, e comparar com os estudos sobre ecofeminismo e ecologia. Diante disso, foram realizadas entrevistas com mulheres de diferentes comunidades da Ilhabela, para comparar com as informações obtidas nas referências bibliográficas utilizadas no desenvolvimento do trabalho.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.