DESIGN PARA ADAPTABILIDADE E DESMONTAGEM (DfAD): UMA REVISÃO DOS CRITÉRIOS PARA TORNAR AS EDIFICAÇÕES CIRCULARES
Resumo
O Design para Adaptabilidade e Desmontagem (DfAD) é um método eficaz para reduzir a geração de resíduos de construção e demolição (RCD), cargas de aterros sanitários, geração de gases de efeito estufa, preservar recursos naturais e aumentar a consciência ambiental na indústria da construção. No entanto, é uma estratégia pouco explorada devido à falta de cultura e de diretrizes padronizadas para orientar a desconstrução de edifícios. Este estudo visa compreender como o DfAD pode apoiar a transição do setor para a circularidade. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, este estudo analisou as publicações acadêmicas atuais e levantou 69 critérios do DfAD para orientar a desconstrução dos edifícios. Os critérios enfatizaram a necessidade de padronização, modularização e pré-fabricação de materiais e componentes de construção. O estudo destacou a necessidade de ampliar o conhecimento e a capacitação da equipe de projeto, estabelecer políticas públicas e incentivos fiscais e desenvolver ferramentas, métodos e indicadores circulares para viabilizar a implementação de estratégias de desconstrução de edificações.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.