CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

  • Rafael Felix da Silva Universidade Federal do Paraná-UFPR/PR
  • Edelvino Razzolini Filho Universidade Federal do Paraná-UFPR/PR
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Marketing verde. Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em identificar o comportamento de compra dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná em relação ao consumo de produtos e serviços sustentáveis. Para tanto se empreendeu uma investigação descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, de corte transversal, utilizando-se de levantamento do tipo survey- questionário estruturado.  A amostra empregada foi a não probabilística, por conveniência. Por meio de estatística descritiva e análise qualitativa os dados coletados foram codificados, e os resultados obtidos possibilitaram inferir que, dentre o público investigado, o custo do produto é o fator que mais impacta no comportamento de compra, sendo esta, a variável  mais mencionada como uma barreira para tal comportamento. Enquanto que,  variáveis referentes à sustentabilidade são as que mais se relacionam com a opção pelo consumo consciente.

Publicado
2022-12-24
Como Citar
Silva, R. F. da, & Razzolini Filho, E. (2022). CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Augustus, 31(58), 173-194. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2022v31n58p173