CONCEPÇÕES, DISPUTAS E CONTRADIÇÕES NO ÂMBITO DA NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E DA BNCC (2018) PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: Currículo; Ciências Humanas e Sociais; BNCC; Ensino Médio

Resumo

Neste ensaio, objetivou-se responder através da revisão da literatura no âmbito do currículo, sobretudo diante de perspectivas críticas e pós-críticas e por meio de questionários abertos elaborados com o auxílio das ferramentas – Google Forms e Whastsapp -, ainda que de forma parcial, observar os impactos da Nova Reforma do Ensino Médio para os professores da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Optou-se nesta pesquisa privilegiar uma abordagem sob o prisma do paradigma emergente, especialmente na esfera do pensamento sistêmico, complexo e ecológico. Portanto, procurou-se demonstrar que existem avanços e entraves no documento, sobretudo no reconhecimento de certas permanências e continuidades tanto para os especialistas consultados quanto para os professores da rede. E também na tônica da logicidade mercadológica no documento da BNCC (2018).

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

João Paulo Carneiro atualmente está cursando Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social (UERJ). Possui Mestrado em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ). Especialização em Ensino de História (UFRJ), Especialização em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (UCP). É Licenciado em História (UNISUAM) e cursando Licenciatura em Pedagogia (UERJ). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-CEFET/RJ).

Publicado
2022-10-05
Como Citar
Carneiro, J. (2022). CONCEPÇÕES, DISPUTAS E CONTRADIÇÕES NO ÂMBITO DA NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E DA BNCC (2018) PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. Revista Augustus, 30(57), 12-34. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/19811896.2022v30n57p12