CONCEPÇÕES, DISPUTAS E CONTRADIÇÕES NO ÂMBITO DA NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E DA BNCC (2018) PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Neste ensaio, objetivou-se responder através da revisão da literatura no âmbito do currículo, sobretudo diante de perspectivas críticas e pós-críticas e por meio de questionários abertos elaborados com o auxílio das ferramentas – Google Forms e Whastsapp -, ainda que de forma parcial, observar os impactos da Nova Reforma do Ensino Médio para os professores da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Optou-se nesta pesquisa privilegiar uma abordagem sob o prisma do paradigma emergente, especialmente na esfera do pensamento sistêmico, complexo e ecológico. Portanto, procurou-se demonstrar que existem avanços e entraves no documento, sobretudo no reconhecimento de certas permanências e continuidades tanto para os especialistas consultados quanto para os professores da rede. E também na tônica da logicidade mercadológica no documento da BNCC (2018).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.