CONTRIBUIÇÕES DO CICLO PDCA E DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EM PROCESSOS DECISÓRIOS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
Resumo
A demanda por processos mais assertivos e coerentes, é uma necessidade latente em organizações contemporâneas. Tomar decisões baseadas em diversos aspectos internos e externos, torna-se uma tarefa desafiadora quando não são utilizados métodos adequados para auxiliar a decisão de adequação de processos organizacionais. Desta forma, esta pesquisa descreve como o ciclo PDCA e os SIG podem requalificar a tomada de decisão no âmbito empresarial. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, baseada em material elaborado por pesquisadores, constituindo-se por livros e artigos científicos. A coleta de dados concentrou-se em revisar estudos que apresentaram resultados significativos referentes ao uso do ciclo PDCA e dos Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) como ferramentas de apoio a processos decisórios. Os resultados mostram ser notório que PDCA e SIG auxiliam a gestão a atingir diversos objetivos, agilizando e melhorando as decisões com as contribuições das ferramentas. O ciclo PDCA mostrou a capacidade de seus recursos para resolver problemas, desde os estratégicos até os operacionais. O SIG proporciona melhoria e agilidade na escolha da melhor decisão possível para o cenário investigado. Conclui-se que a melhoria contínua e a integração das informações aumentam a probabilidade de assertividade das decisões.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.