INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM AUTISMO: DESAFIOS PARA O (A) PSICÓLOGO (A) ESCOLAR
Resumo
Inclusão é fazer parte de um determinado grupo, já o autismo é um transtorno que compromete várias áreas do desenvolvimento social e cognitivo do indivíduo. A escola pode ser considerada como um espaço que preza pelo conhecimento onde seu principal propósito é a formação de cidadãos sociais. A psicologia escolar passou por uma série de transformações até ganhar espaço social e conseguir se consolidar como um campo de atuação no Brasil. Diante disso, emergiu uma luta de classe pela inclusão de crianças autistas na escola regular de ensino, as leis regentes foram a mola propulsora que deram vez e voz para tal fenômeno. Essa investigação trata-se de uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo é investigar quais são as dificuldades que o psicólogo encontra para incluir crianças autistas na escola regular de ensino. Esse estudo foi realizado através de levantamentos de textos nos periódicos de dados do Scholar Google, PepSico e Scielo, foram selecionados 18 estudos na qual embasaram dois eixos, sendo eles: barreiras que impedem a inclusão de alunos com autismo e enfrentamentos do Psicólogo escolar frente à inclusão. Os dados investigados evidenciaram que ainda existem uma série de fatores que dificultam a entrada, permanência e inclusão de crianças autistas nas escolas regular de ensino, sendo uma parcela desses problemas o modelo na qual a escola foi pensada; os estigmas sociais sobre o autismo, barreiras arquitetônicas, psicológicas e atitudinais, assim como a falta de capacitação profissional para lidar com o “diferente”. Quanto ao trabalho do psicólogo escolar foi possível constatar que esse profissional ainda busca por uma cristalização do seu campo de atuação dentro das escolas e enfrenta estigmas voltados para a medicalização de suas práticas.

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