REFLEXÕES SOBRE METACOGNIÇÃO E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS INDICAÇÕES SOBRE SUAS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM
Resumo
Este estudo teórico foi realizado com objetivo de refletir sobre a Metacognição e estratégias metacognitivas no ensino de Matemática a partir de algumas indicações sobre as suas possibilidades para o processo de aprendizagem. Trata-se de um artigo de revisão da teoria da Metacognição postulada por Flavell e retomada por outros estudiosos que se debruçaram sobre a temática e relacionaram com o ensino de Matemática. Nos achados registramos os textos visitados trouxeram subsídios para o desenvolvimento do estudo provocando inquietações sobre temas relacionados como observações sobre estratégia metacognitivas nos livros didáticos da Matemática e que a Metacognição e as estratégias metacognitivas, a partir dos conceitos apresentados e dos pressupostos metodológico para o emprego, são ferramentas de impulso para o desenvolvimento do hábito de pensar sobre o próprio pensamento, num exercício de refletir sobre o que se pensa e o que se faz. Nesse movimento, compreendemos que os estudantes são os beneficiados por alcançarem senso crítico e consciente do processo de aprendizagem e autoavaliação.

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