ÁGUA VIRTUAL À LUZ DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Resumo
O impacto antrópico nos recursos hídricos e a decorrente crise hídrica que se observa demandam uma reorientação de olhares para as responsabilidades em torno da preservação da água e da vida na terra. O Brasil, como país que exporta produtos agropecuários e minérios em larga escala, coloca-se em posição desfavorável em relação ao balanço de água que sai do país, embutida nas commodities exportadas. Neste contexto, emerge o conceito de água virtual, que novas análises acerca de fluxos de exportação e importação de bens, bem como sobre a gestão de recursos hídricos no âmbito nacional. Assim, esta pesquisa apresentar indicadores bibliométricos referentes às pesquisas realizadas em dissertações e teses brasileiras, que tratam da temática água virtual, entre os anos de 2015 e 2021 e levantados por meio do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram selecionadas oito produções provenientes de diferentes áreas do conhecimento, embora mais da metade enfoque a exportação de água virtual em produtos agrícolas. A pesquisa evidencia que a temática abordada está vinculada à perspectiva de que a água é uma mercadoria no panorama internacional, o que reforça a importância de tratar o assunto como de relevância estratégica para o país, entretanto, a produção científica sobre o tema ainda é escassa.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.