O AUMENTO NOS CASOS DE FEMINICÍDIO NO ÂMBITO DOMÉSTICO DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
Este artigo apresenta como temática os casos de feminicídio no âmbito doméstico no Estado de Mato Grosso do Sul. Como objetivo esta pesquisa apresenta o considerável aumento desses crimes no atual contexto da pandemia da COVID-19 no Estado em comento. A justificativa do trabalho em apreço revela-se a partir da constatação que a cultura da desigualdade de gênero presente no pensamento contemporâneo atual da sociedade brasileira, advinda da bagagem cultural de legislações que apregoavam a superioridade masculina que influenciaram nas crescentes situações de violência contra a mulher, que em situações mais drásticas tornaram-se casos de feminicídio. Evidenciou-se que as medidas de isolamento contribuíram para o aumento de casos, eis que submeteram as vítimas de agressão e violência doméstica física e/ou moral a conviverem por um período maior com o agressor, impedindo por sua vez que pudessem buscar orientação e auxílio estatal, visto que isso poderia comprometer o seu bem-estar ou de sua família. O estudo baseou-se em dados bibliográficos e documental de cunho quali-quantitativo por meio da coleta de informações estatísticas divulgadas pelo governo do Estado, com ênfase nas ações de violência doméstica e feminicídios, realizando um comparativo com o ano anterior ao início da referida calamidade pública. Por fim, como forma de combater a crescente violência contra a mulher, o governo do Estado incentivou a criação de mecanismos virtuais que permitissem a todos, com ênfase nas mulheres vítimas de violência, o acesso aos seus direitos e informações, bem como a possibilidade de localizar, contatar e até denunciar quaisquer casos de violência doméstica sofrida ou presenciada, com o intento de diminuir o número de casos enquanto perdurar esta situação de calamidade pública.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Cada autor, titular de direitos morais desta obra, cede à Revista Augustus permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito e exclusivo.
O autor declara ser responsável pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes, não está sob avaliação, não será avaliado, não estará previsto para publicação, nem publicado em outro periódico científico ou sítio eletrônico, tanto nacional quanto internacional, em quaisquer áreas de conhecimento.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista Augustus .
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus , desde que informada a fonte (autor e Revista Augustus ), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista Augustus, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
A cessão de direitos autorais não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista Augustus . Todo trabalho publicado no periódico terá caráter exclusivo de colaboração estritamente acadêmica e de acesso livre, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso das submissões.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.