GESTÃO DE MUDANÇAS E LIDERANÇA: ANÁLISE DE CASO ENVOLVENDO UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA
analysis of a case involving a federal institution
Resumo
O objetivo deste estudo concentra-se na identificação de como os gestores (lideranças) atuaram na gestão de mudanças decorrente de um alinhamento estratégico que resultou na fusão de diversos setores de uma organização do poder público brasileiro. Foi realizada uma investigação empírica – com entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário – e comparados os resultados com a literatura existente a fim de observar como os gestores conduziram o processo de mudança organizacional. Dentre os achados figura a percepção de que a literatura científica serve como um bom parâmetro para o desenvolvimento de estudos preventivos que possam minimizar impactos em processos de gestões de mudanças. Este estudo contribui para a abordagem sobre a atuação de lideranças em gestões de mudança e em processos que demandem fusões setoriais, no sentido de que integra a literatura sobre organizações dos setores público e privado, enriquecendo a literatura e ampliando as possibilidades de observações sobre o tema. Fornece evidências empíricas sobre a atuação das lideranças nos níveis estratégico, tático e operacional, no âmbito da administração pública, colaborando para a redução de complexidades em processos similares por vir.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.