LOCAIS DE VENDAS DE BEBIDAS ALCOÓLICA: DIMENSÕES FACILITADORAS PARA O COMPORTAMENTO DE BEBER – O CASO DE COSTA RICA - MS
FACILITATING DIMENSIONS FOR DRINKING BEHAVIOR – THE CASE OF COSTA RICA – MS
Resumo
A indústria de bebida alcoólica promoveu transformações na sociedade, porque provocou, por um lado, no âmbito coletivo, a criação de postos de trabalho no mercado, seja ele formal ou informal, o fornecimento e distribuição em diversos locais dos estados brasileiros, desde a metrópole o mais remoto lugar, e até mesmo locais internacionais; e, por outro lado, provocou, no âmbito individual, problemas nas dimensões sociais, física e psíquica, na medida em que o consumidor é afetado pela ingestão do produto alcoólico. No caso da cidade de Costa Rica, situada no estado de Mato Grosso do Sul, observou-se um continuo consumo de bebidas alcoólicas pela sociedade costa-riquense. Verificou-se empiricamente que muitos familiares buscam ajuda psicológica e psiquiátrica para combater o quadro de alcoolismo. Diante desse fato surgiu uma indagação problematizadora: o consumo é facilitado pelas dimensões internas do sujeito ou é pelo fácil acesso? Para responde-la foi elaborado um estudo de campo complementado de um estudo bibliográfico com técnicas quanti-qualitativa para análise dos dados. Para nortear esta pesquisa, foram elaborados os seguintes objetivos, o geral: levantar os locais de vendas de bebidas alcoólicas, e os específicos: caracterizar o local em sua dimensão geográfica; descrever os locais de vendas de bebidas alcoólicas; identificar as dimensões facilitadoras para o consumo de bebidas alcoólicas.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Cada autor, titular de direitos morais desta obra, cede à Revista Augustus permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito e exclusivo.
O autor declara ser responsável pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes, não está sob avaliação, não será avaliado, não estará previsto para publicação, nem publicado em outro periódico científico ou sítio eletrônico, tanto nacional quanto internacional, em quaisquer áreas de conhecimento.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista Augustus .
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus , desde que informada a fonte (autor e Revista Augustus ), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista Augustus, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
A cessão de direitos autorais não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista Augustus . Todo trabalho publicado no periódico terá caráter exclusivo de colaboração estritamente acadêmica e de acesso livre, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso das submissões.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.