LOCAIS DE VENDAS DE BEBIDAS ALCOÓLICA: DIMENSÕES FACILITADORAS PARA O COMPORTAMENTO DE BEBER – O CASO DE COSTA RICA - MS

FACILITATING DIMENSIONS FOR DRINKING BEHAVIOR – THE CASE OF COSTA RICA – MS

Palavras-chave: Bebidas alcoólicas. Dimensões. Locais de vendas.

Resumo

A indústria de bebida alcoólica promoveu transformações na sociedade, porque provocou, por um lado, no âmbito coletivo, a criação de postos de trabalho no mercado, seja ele formal ou informal, o fornecimento e distribuição em diversos locais dos estados brasileiros, desde a metrópole  o mais remoto lugar, e até mesmo locais internacionais; e, por outro lado, provocou, no âmbito individual, problemas nas dimensões sociais, física e psíquica, na medida em que o consumidor é afetado pela ingestão do produto alcoólico. No caso da cidade de Costa Rica, situada no estado de Mato Grosso do Sul, observou-se um continuo consumo de bebidas alcoólicas pela sociedade costa-riquense. Verificou-se empiricamente que muitos familiares buscam ajuda psicológica e psiquiátrica para combater o quadro de alcoolismo. Diante desse fato surgiu uma indagação problematizadora: o consumo é facilitado pelas dimensões internas do sujeito ou é pelo fácil acesso? Para responde-la foi elaborado um estudo de campo complementado de um estudo bibliográfico com técnicas quanti-qualitativa para análise dos dados. Para nortear esta pesquisa, foram elaborados os seguintes objetivos, o geral: levantar os locais de vendas de bebidas alcoólicas, e os específicos: caracterizar o local em sua dimensão geográfica; descrever os locais de vendas de bebidas alcoólicas; identificar as dimensões facilitadoras para o consumo de bebidas alcoólicas.

Biografia do Autor

Giusepe Favieri, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2012); Pós-graduado (Especialização) em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET (2015); Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2018); Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1998), Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP (2000); Mestrado Profissionalizante em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2004). Doutorando em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2020).

Heitor Romero Marques, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Ciencias - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1976), graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1981), graduação em Educação Moral e Cívica Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (1971), graduação em Ciências de Primeiro Grau Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (1969), Especialização em Filosofia e História da Educação (1986) - FUCMT. Mestrado Em Educação Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (1996) e doutorado em Desarrollo Local Y Planificación Territorial - Universidad Complutense de Madrid (2004). Atualmente é professor na Universidade Católica Dom Bosco, atuando em cursos de licenciatura e bacharelado, bem como na especialização lato sensu e Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades, no qual foi coordenador no período de no período de primeiro de março de 2012 a sete de março de 2016. Membro efetivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Campo Grande- MS. Membro representante do PPGDL/UCDB no CERMA - Comitê Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas (segundo mandado para o período de 2021 - 2023). Lider do Grupo de Pesquisa: ECONOMIA CRIATIVA, APRENDIZAGEM E A SOLIDARIEDADE ATIVA NA DINÂMICA TERRITORIAL que visa pesquisar e contextualizar os impactos das políticas públicas e mensurar as forças endógenas do território tendo como base a economia criativa, a aprendizagem e a solidariedade ativa, propiciando trabalhos empíricos, reflexões teóricas e elaboração de artigos científicos, dissertações e teses versando sobre desenvolvimento local em contexto de territorialidades.Membro do Grupo de Pesquisa da Universidad Politecnica Salesiana de Ecuador intitulado. ESTUDIO MULTIDISCIPLINAR DE LA INFLUENCIA DE LA CREATIVIDAD Y LA FELICIDAD CORPORATIVA EN EL DESARROLLO SOSTENIBLE - CONÓMICO SOCIAL Y MEDIOAMBIENTAL DE LOS TERRITORIOS. Membro do Grupo de Pesquisa ESCER - Estudando o Cerrado, liderado por Maria Corette Pasa da UFMT. Membro do Proyecto de Innovación Docente [Las humanidadades, el patrimonio y las ciencias sociales como proceso de hibridación de innovación educativa y felicidad academica de la Universidad Don Bosco de El Salvador, sob a corrdenação de Antonio Rafael Fernándes Paradas (Espanha), Rafael Ravina Ripoll (Universidad de Cádiz, Espanhã) e Guilhermo Antonio Guitiérrez Montoya (Universidad Don Bosco, El Salvador).

Publicado
2022-03-24