LOCAIS DE VENDAS DE BEBIDAS ALCOÓLICA: DIMENSÕES FACILITADORAS PARA O COMPORTAMENTO DE BEBER – O CASO DE COSTA RICA - MS
FACILITATING DIMENSIONS FOR DRINKING BEHAVIOR – THE CASE OF COSTA RICA – MS
Resumo
A indústria de bebida alcoólica promoveu transformações na sociedade, porque provocou, por um lado, no âmbito coletivo, a criação de postos de trabalho no mercado, seja ele formal ou informal, o fornecimento e distribuição em diversos locais dos estados brasileiros, desde a metrópole o mais remoto lugar, e até mesmo locais internacionais; e, por outro lado, provocou, no âmbito individual, problemas nas dimensões sociais, física e psíquica, na medida em que o consumidor é afetado pela ingestão do produto alcoólico. No caso da cidade de Costa Rica, situada no estado de Mato Grosso do Sul, observou-se um continuo consumo de bebidas alcoólicas pela sociedade costa-riquense. Verificou-se empiricamente que muitos familiares buscam ajuda psicológica e psiquiátrica para combater o quadro de alcoolismo. Diante desse fato surgiu uma indagação problematizadora: o consumo é facilitado pelas dimensões internas do sujeito ou é pelo fácil acesso? Para responde-la foi elaborado um estudo de campo complementado de um estudo bibliográfico com técnicas quanti-qualitativa para análise dos dados. Para nortear esta pesquisa, foram elaborados os seguintes objetivos, o geral: levantar os locais de vendas de bebidas alcoólicas, e os específicos: caracterizar o local em sua dimensão geográfica; descrever os locais de vendas de bebidas alcoólicas; identificar as dimensões facilitadoras para o consumo de bebidas alcoólicas.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.







