ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS LEAN EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES DE JEANS NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Resumo
A filosofia Lean tem contribuído de forma eficiente para a redução de perdas e o aumento da eficiência das organizações. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar como é a aplicação da metodologia lean em uma empresa de confecções de jeans de Caruaru, município da região agreste do Estado de Pernambuco. A pesquisa caracteriza-se como de campo, com abordagem descritiva. Como resultado, observa-se que a empresa utiliza ferramentas dos princípios do pensamento enxuto, como: melhoria do produto através da consideração das necessidades dos clientes; foco no controle dos processos de produção e gestão; e introdução de melhoria contínua no processo de produção e benchmarking. Como conclusão, pode-se entender que a empresa vem utilizando os princípios enxutos nos processos gerenciais e produtivos de forma ainda inicial, porém eficiente, em especial pelo fato do crescimento constante ao longo dos oitos anos da vida da organização.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Cada autor, titular de direitos morais desta obra, cede à Revista Augustus permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito e exclusivo.
O autor declara ser responsável pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes, não está sob avaliação, não será avaliado, não estará previsto para publicação, nem publicado em outro periódico científico ou sítio eletrônico, tanto nacional quanto internacional, em quaisquer áreas de conhecimento.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista Augustus .
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus , desde que informada a fonte (autor e Revista Augustus ), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista Augustus, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
A cessão de direitos autorais não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista Augustus . Todo trabalho publicado no periódico terá caráter exclusivo de colaboração estritamente acadêmica e de acesso livre, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso das submissões.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.