TERRITÓRIOS RELIGIOSOS E SUAS INTERFACES TEMÁTICAS
MAPPING DISSERTATIONS - 2013 – 2020
Resumo
Este artigo focaliza as interfaces temáticas que se relacionam ao descritor “territórios religiosos”, a partir do mapeamento de dissertações referentes aos anos de 2013-2020, encontradas na plataforma do banco de dissertações e teses da Capes. Este tema traz relevancia em razão dos diferentes enfoques simbólicos culturais e principalmente por propiciar um panorama das produções existentes na pós-graduação stricto sensu em nosso país. Enfatiza-se que o presente trabalho busca a elaboração de uma síntese integrativa do estado de conhecimento sobre a referida temática, objetivando a visibilidade e divulgação cientifica, facilitando assim o acesso, a pesquisa e o aprofundamento desta área de conhecimento, válida para todos os membros os membros da comunidade acadêmica de diferentes áreas de conhecimento, sejam eles alunos de graduação, pós-graduação e docentes pesquisadores e orientadores. Integra-se esta pesquisa em uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade”, formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, pós-graduandos/orientandos, acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar. Os resultados foram obtidos a partir do refinamento dos resultados: Descritor, ano, tipo, grande área de conhecimento, área de avaliação, área de concentração, Instituições e Programas. A partir de uma análise aprofundada dos trabalhos selecionados concluiu-se que se trata de um tema interdisciplinar e multidisciplinar, com abordagens em diversas áreas do conhecimento e diferentemente dos outros processos de ocupação do espaço com óticas econômicas, a visão religiosa não apresenta explicações ligadas ao mundo material, mas sim sagrado e as suas várias manifestações.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.