APLICAÇÃO DE LIMITADORES DE CORRENTE SUPERCONDUTORES EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO NA PRESENÇA DE CORRENTES HARMÔNICAS
Resumo
O crescente aumento do consumo de energia elétrica traz novos desafios para o fornecimento. As redes precisam garantir qualidade no fornecimento, o que idealmente significa ter tensão senoidal com amplitude, frequência e forma de onda constantes ao longo da rede. Para que uma rede mais carregada cumpra os limites de queda de tensão sem a necessidade de grandes investimentos em mudanças na sua topologia, ela deve ter menor impedância, o que implica em maiores níveis de curto-circuito. Assim, equipamentos como limitadores de corrente são soluções para que estas redes possam ter sua capacidade aumentada sem comprometer a qualidade da energia fornecida e sem oferecer riscos elevados em caso de falta. A eletrônica de potência trouxe a aplicação de cargas não-lineares em grande escala, o que, juntamente com o aumento da potência instalada, traz correntes harmônicas em grandes amplitudes. Este estudo trouxe o limitador de corrente para este cenário, visto que ele modifica a impedância da rede a fim de controlar a corrente de curto-circuito com exemplo de aplicação.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.