A DIMENSÃO HUMANA DO HERÓI NA GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870)
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar um novo conceito sobre o herói e o heroísmo, inserindo-o na análise da Guerra do Paraguai (1864-1870), pontuando a dimensão humana da figura sobre a qual se aplica esse conceito. Valendo-se de bibliografia diversa, estabelecer-se-á a definição de “herói” como sendo o indivíduo que, impelido pela virtude na busca e defesa de um sentido para sua vida, sacrifica-se sob um ideal de serviço ao próximo, reabsorvendo e transcendendo as suas circunstâncias. Então, será trazido o contexto da Guerra do Paraguai, mostrando-a como um importante conflito sul-americano, de modo a compreendê-la também como um grande berço de indivíduos com características heroicas. Por fim, será feita uma análise sobre a dimensão humana da figura construída, e como ela se insere no contexto bélico do conflito narrado. O artigo conclui que os heróis na Guerra do Paraguai foram pessoas comuns que, diante de grande sofrimento, apresentaram um comportamento acima da média esperada para a sociedade, realizando atos extraordinários, de modo que se identifica o heróismo na pessoa capaz de apresentar à coletividade a esperança e o amor desejados em caso de situações adversas, como nesse exemplo histórico. Quanto à metodologia, este artigo se valeu do método hipotético-dedutivo do procedimento histórico.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.