O CONSUMO DE MEMES COMO FORMA DE MINIMIZAÇÃO DA ANSIEDADE EM JOVENS ADULTOS NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como os memes humorísticos da internet, compartilhados por jovens adultos (adultos emergentes) podem contribuir para a amenização do sentimento ansioso vivenciado por esta população, especialmente no momento pandêmico de Covid-19. Para esse fim, a metodologia empregada foi a de pesquisa qualitativa de cunho exploratório, por meio de dados bibliográficos e levantamento documental, de memes na internet, e uma análise qualitativa de cunho psicanalítico. Com a iminência pandêmica, a coleta de dados sobre o tema se tornou mais ampla. Os resultados apontam que o jovem adulto está propenso a sentir-se ansioso pela percepção do que seria a vida adulta e das exigências da sociedade. As redes sociais e os laços que se formam, podem contribuir para que encontrem um espaço de compartilhamento de suas vivências e angústias, que podem ser sintetizadas através da linguagem dos memes. Os memes tem como característica a utilização do humor para retratar a mensagem vinculada. O humor pode ser entendido como um meio de expressão e sua função, psicanaliticamente, de amenizar uma situação sofrível, assim, como em uma pandemia. Consequentemente, o humor nos memes e seu compartilhamento evidencia um processo de afastamento do sofrimento e demonstra experiências e significados compartilhados de um grupo social.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.