O CONSUMO DE MEMES COMO FORMA DE MINIMIZAÇÃO DA ANSIEDADE EM JOVENS ADULTOS NO BRASIL

Palavras-chave: Jovem Adulto; Ansiedade; Humor; Internet

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como os memes humorísticos da internet, compartilhados por jovens adultos (adultos emergentes) podem contribuir para a amenização do sentimento ansioso vivenciado por esta população, especialmente no momento pandêmico de Covid-19. Para esse fim, a metodologia empregada foi a de pesquisa qualitativa de cunho exploratório, por meio de dados bibliográficos e levantamento documental, de memes na internet, e uma análise qualitativa de cunho psicanalítico. Com a iminência pandêmica, a coleta de dados sobre o tema se tornou mais ampla. Os resultados apontam que o jovem adulto está propenso a sentir-se ansioso pela percepção do que seria a vida adulta e das exigências da sociedade. As redes sociais e os laços que se formam, podem contribuir para que encontrem um espaço de compartilhamento de suas vivências e angústias, que podem ser sintetizadas através da linguagem dos memes. Os memes tem como característica a utilização do humor para retratar a mensagem vinculada. O humor pode ser entendido como um meio de expressão e sua função, psicanaliticamente, de amenizar uma situação sofrível, assim, como em uma pandemia. Consequentemente, o humor nos memes e seu compartilhamento evidencia um processo de afastamento do sofrimento e demonstra experiências e significados compartilhados de um grupo social.

Publicado
2021-12-20
Como Citar
Nascimento Reis, M., & Nobre, T. L. (2021). O CONSUMO DE MEMES COMO FORMA DE MINIMIZAÇÃO DA ANSIEDADE EM JOVENS ADULTOS NO BRASIL. Revista Augustus, 28(55), 67-85. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2021v28n55p67