A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA ENTRE EMBATES E DISPUTAS

O ROMANCE ÚRSULA, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavras-chave: Ensino de História. Literatura Afro-Brasileira. Educação Antirracista. Raça e Gênero.

Resumo

O artigo em tela tem como principal finalidade discutir no âmbito do Ensino de História e Literatura Afro-Brasileira, os embates e as disputas na construção da identidade nacional perpassando conceitualmente no que tange a questão de raça, gênero e literatura. De modo que, ao longo do texto procuramos diante das tensões construídas no recorte do século XIX e na primeira metade do século XX no que tange o processo discursivo e as disputas na formação do Estado nação brasileiro nas dimensões culturais, políticas, sociais, epistemológicas, inserir o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis diante do projeto de modernidade, ou seja, projeto de poder engendrado e construído discursivamente com a objetividade de homogeneizar e desumanizar determinadas culturas (MIGNOLO E PINTO, 2015), um processo monocultural (MUNANGA, 2012). Sendo assim, verificamos através das pistas e indícios por meio do corpus analisado, as potencialidades e possibilidades, especialmente no campo do Ensino de História, rupturas e reconstruções identitárias no que tange os aspectos identitários no processo da construção do Estado nação no contexto brasileiro para uma educação antirracista na contemporaniedade.

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

João Paulo Carneiro atualmente está cursando Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social (UERJ). Possui Mestrado em Relações Étnico-Raciais (CEFET/RJ). Especialização em Ensino de História (UFRJ), Especialização em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (UCP). É Licenciado em História (UNISUAM) e cursando Licenciatura em Pedagogia (UERJ). Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-CEFET/RJ).

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Publicado
2022-10-06
Como Citar
Carneiro, J. (2022). A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA ENTRE EMBATES E DISPUTAS. Revista Augustus, 30(57), 224-244. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/19811896.2022v30n57p224