O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS LIÇÕES DO NOVO CORONAVÍRUS PARA A SEARA DA EDUCAÇÃO

  • Hildon Oliveira Santiago Carade Instituto Federal Baiano
Palavras-chave: Escola; Educação; Coronavírus; Ensino remoto emergencial.

Resumo

Este ensaio apresenta algumas reflexões sobre a adoção do ensino remoto emergencial, uma vez que as escolas foram obrigadas a fechar as portas, como uma medida de retardamento da disseminação do novo coronavírus. A partir da análise de notícias de jornais, refletiremos sobre se a instrução virtual significaria uma sentença de morte às escolas, ao menos no tocante ao seu modelo de aulas presenciais. As narrativas colhidas nos levarão a um debate pedagógico sobre o lugar da escola e dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, o que nos proporcionará uma mirada mais crítica sobre a decantada obsolescência dos aparatos escolares.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Professores passam a contar com apoio emocional na pandemia, UOL, 11 ago. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia- brasil/2020/08/11/professores-passam-a-contar-com-apoio-emocional-na-pandemia.htm. Acesso em: 02 out. 2020.

ARIÉS, Philipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BAND. Especial: o impacto da pandemia e do ensino remoto na educação do país, UOL, 13 jul. 2020. Disponível em: https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000994836/especial-o- impacto-da-pandemia-e-do-ensino-remoto-na-educacao-do-pais.html. Acesso em: 27 set. 2020.

BROCKES, Emma. After just half a day of home-schooling, I am officially in awe of all teachers, The Guardian, 20 março 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/mar/20/home-schooling-teachers- child-coronavirus. Acesso em: 03 out. 2020.

CHEN, David W. Teachers’ herculean task: moving 1.1 million children to online school, The New York Times, 29 março 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/29/nyregion/coronavirus-new-york-schools-remote- learning.html. Acesso em: 1 out. 2020.

COUTO, Edvaldo de Souza. Pedagogias das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Orgas.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47- 65.

FELIX, Paula. A difícil rotina longe da turma da escola durante a pandemia, O Estado de São Paulo, São Paulo, 30 ago. 2020. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,a-dificil-rotina-longe-da-turma-da-escola- durante-a-pandemia,70003418556.amp. Acesso em: 12 set. 2020.

FISCHBERG, Josy. Escolas devem zelar pela segurança de suas salas de aula virtuais, O Globo, Rio de Janeiro, 20 abr. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/escolas-devem-zelar-pela-seguranca-de- suas-salas-de-aula-virtuais-24383184. Acesso em: 20 set. 2020.

FOGUEL, Débora. Ensino remoto de emergência durante a pandemia: nossas inúmeras carências e o som das entranhas das nossas crianças e jovens, O Globo, Rio de Janeiro, 25 maio 2020. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/ciencia-matematica/post/ensino- remoto-de-emergencia-durante-pandemia-nossas-inumeras-carencias-e-o-som-das- entranhas-das-nossas-criancas-e-jovens.html. Acesso em: 27 set. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena de Souza (Orga.). Introdução a Psicologia escolar. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 61-80.

. Pedagogia do oprimido. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GEORGE, Susannah. In the world’s fifth most-populous country, distance learning is a single television channel, The Washington Post, Washington, 19 maio 2020. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/world/asia_pacific/pakistan-coronavirus-education-




teleschool/2020/05/18/9ee159a8-8eee-11ea-9322-a29e75effc93_story.html. Acesso em: 17 ago 2020.

GÔNGORA, Francisco Carlos. Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

GONCHAR, Michael; DOYNE, Shannon. Has your school switched to remote learning? How is it going so far?, The New York Times, 30 março 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/30/learning/has-your-school-switched-to-remote- learning-how-is-it-going-so-far.html. Acesso em: 14 set. 2020.

HALL, Rachel; BATTY, David. ‘I can’t get motivated’: the students struggling with online learning, The Guardian, 4 maio 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2020/may/04/i-cant-get-motivated-the-students- struggling-with-online-learning. Acesso em: 20 ago. 2020.

JONES, Tobias. Italian lessons: what we’ve learned from two months of home schooling, The Guardian, 24 abr. 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2020/apr/24/italy-home-schooling-coronavirus- lockdown-what-weve-learned. Acesso em: 23 jul. 2020.

OTTA, Luiz Gonzaga. Para uma antropologia da notícia, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-41, ul./dez. 2002.

MURARO, Darcísio Natal. Relações entre a filosofia e a educação de John Dewey e de Paulo Freire, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 813-829, jul./set. 2013.

MURPHY, Kate. Why Zoom is terrible, The New York Times, 4 maio 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/04/29/sunday-review/zoom-video- conference.html?action=click&module=RelatedLinks&pgtype=Article. Acesso em: 25 ago. 2020.

ONU. Policy brief: education during COVID-19 and beyond. Nova York: ONU, 2020.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro, Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 653-662, set./dez. 2017.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

STRASSLER, Karen. What we lose when we go from the classroom to Zoom, The New York Times, 10 maio 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/05/04/sunday- review/zoom-college-classroom.html. Acesso em: 4 jun. 2020.

TEODORO, António. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Edições Afrontamento, 2003.

TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. Lisboa: Edições 70, 1971.

WESTBROOK, Robert. John Dewey. In: WESTBROOK, Robert et al. (Orgs.). John Dewey: textos selecionados. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. p. 11-32.
Publicado
2021-08-31
Como Citar
Carade, H. (2021). O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS LIÇÕES DO NOVO CORONAVÍRUS PARA A SEARA DA EDUCAÇÃO. Revista Augustus, 27(54), 167-188. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/10.15202/1981896.2021v27n54p167