ESTUDO DE CASO À LUZ DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA SOBRE O FILME “EXTRAORDINÁRIO”: ANÁLISE DA AUTOESTIMA DO PERSONAGEM AUGGIE PULLMAN
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de construção da autoestima do protagonista Auggie Pullman do filme “O extraordinário”, através de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e baseada na teoria da Psicologia Sócio-Histórica. Com estas metodologias verificou-se que o processo de instituição da autoestima do garoto se realiza a partir da predominância de comportamentos positivos, oriundos sobretudo da família: contribuindo para um desenvolvimento satisfatório dos processos de internalização de acordo com o repertorio histórico cultural do seu próprio meio. Neste enfoque, concluímos que os marcadores sociais que influenciam na autoestima de Auggie é primeiro a sua família e de maneira assistente o contexto escolar apenas sinalizado no trabalho sem maior foco. Porém, observamos que mesmo na ocorrência de comportamentos positivos, somam também os negativos, que impactam no processo de construção da autoestima de Auggie, o que se verifica ao mesmo tempo que a família e entre outros marcadores sociais podem contribuir assertivamente, por outro lado, também podem colaborar negativamente.
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