EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIAGNÓSTICO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA, PR

  • Tatiane Lima Ho Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Meio ambiente. Políticas públicas. Água.

Resumo

A educação ambiental no ensino formal pode contribuir na mudança de valores e postura em relação a natureza, mudanças sociais e aspectos relacionados a vida dos estudantes como um todo. Projetos de educação ambiental estimulam a interdisciplinaridade e auxilia na sensibilização nos temas ambientais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os projetos de educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba, PR. Foram entrevistadas 35 escolas, divididas em escolas municipais com educação integral, com as séries iniciais e finais. Foram aplicados questionários com questões de múltipla escolha sobre os projetos de educação ambiental. Constatou-se que os projetos estão associados ao projeto político pedagógico e as disciplinas do currículo, sendo que a formulação é de iniciativa dos professores e o desenvolvimento conta com os diversos atores da escola.  O principal tema abordado foi a água. Conclui-se que os projetos estão alinhados com os conteúdos escolares, além da interação com diversos atores, especialmente os estudantes, que melhoram sensivelmente o interesse nas atividades.

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Publicado
2021-08-31