ABORDAGENS TEÓRICAS E CONCEITUAIS ACERCA DO CURRÍCULO NO ENSINO EM CIÊNCIAS
Resumo
O trabalho em tela pretende apresentar algumas questões acerca do currículo em ciências por meio da abordagem pós‐crítica. Essa perspectiva apresenta várias contraposições ao currículo tradicional, que tem como base o pensamento moderno, e que marca profundamente o modelo atual de educação, especialmente no currículo em ciências. A abordagem tradicional promove a compartimentarização do conhecimento, em que o conteúdo é tratado de forma fragmentada e separada da complexidade da realidade. Além disso, ele também preconiza que é possível atingir científico universal e verdades absolutas válidas para todos. Em contrapartida, o currículo pós-critico considera a influência que as dimensões política, social e cultural têm na produção do conhecimento. Essa perspectiva promove a heterogeneidade e estabelece conexões entre os diversos saberes. De caráter teórico-bibliográfico, a pesquisa toma como principais referências as contribuições de Michel Foucault (1986), Gilles Deleuze (1995), Jacques Derrida (1995), Alfredo Veiga Netto (2002), Silvio Gallo (2007), Tomaz Tadeu da Silva (1994, 1993, 2004, 2006, 2009), Lopes e Macedo (2002) e outros. Como resultado, a vertente pós‐crítica para o currículo em ciências, possibilita a integração entre as disciplinas sem uma filiação ou um eixo organizador único. Ela permite sair do aprisionamento, da fixidez, do essencialismo metodológico imposto pela filosofia moderna que tanto têm marcado os processos educacionais contemporâneos, especialmente o currículo.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.