NARRATIVAS DIGITAIS DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
Palavras-chave: narrativa digital; professores; portal da Capes

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de teses e dissertações que tratam de narrativas digitais de professores atuantes em escolas de Educação Básica e Educação Superior no país. Para tanto, buscou-se analisar dissertações e teses existentes no Portal de Periódicos da Capes do período de 2016 a 2018 sobre essa temática. Trata-se de uma a pesquisa exploratória e descritiva sendo que os seus dados e sua análise foram explorados de forma quantitativa e qualitativa. O material da investigação foi composto por 07 trabalhos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. A análise permitiu observar que o tema foi pouco explorado no cenário brasileiro até 2017. Os resultados apontam que a partir de 2018 houve uma mudança significativa no que se refere ao aumento de pesquisas sobre as narrativas digitais de professores. Entre as áreas mais exploradas, o destaque é para a Educação, em seguida, a seguir estão os trabalhos na área de Ensino de Ciências e Cognição e Linguagem.

 

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.

ARAÚJO, Cristina Freitas Gonçalves de. TV digital e convergência de mídias: estudo exploratório sobre narrativas interativas. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Televisão Digital: Informação e Conhecimento) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP, 2010. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Pos- Graduacao/MestradoeDoutorado/Televisao- Digital/cristiana-freitas-goncalves-de- araujo.pdf. Acesso em: 2 dez. 2019.

BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 19-62.

BELL, K.R. Online 3.0—The rise of the gamer educator the potential role of gamification in online education. 2014. 166. (Order No. 3635727) - University of Pennsylvania, Ann Arbor, 2014.

BRUNER, J. Atos de significação. 2ª ed.Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, v.17, p.1-21, 2007.

CLARKE, Robert; ADAM, Andrea. Digital storytelling in Australia: academic perspectives and reflections. Arts and Humanities in Higher Education, v. 11, n. 1-2, p. 157-176, 2012. Disponível em: eric.ed.gov/?id=EJ955497. Acesso em: 12 dez. 2019.

CUNHA, M.I. CONTA-ME AGORA! as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23 n. 1-2, São Paulo Jan./Dec. 1997.

FENTY, Nicole S.; ANDERSON, Elizabeth. Creating digital narratives: guideline for early childhood educators. Childhood Education, v. 92, n. 1, p. 58-63, 2016. Disponível em: http://eric. ed.gov/?id=EJ1086121. Acesso em: 3 dez. 2019.


FREIRE, Patrícia de Sá. Aumente a qualidade e quantidade de suas publicações científicas: manual para elaboração de projetos e artigos científicos. Curitiba: Crv, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
LOVELL, Sue; BAKER, Sarah. Digital narratives of youth transition: engaging university students through blended learning. Youth Studies Australia, Austrália, v. 28, n. 4, p. 52-59, 2009. Disponível em: http://eric.ed.gov/?id=EJ867260. Acesso em: 2 dez. 2019.



MILLER, Caroline Handler. Digital storytelling: A Creator‟s Guide to Interactive Entertainment. 3. ed. Burlington, EUA: Focal Press, 2014.

RODRIGUES, A.; ALMEIDA, M. E. B. Narrativas digitais na educação e na formação de professores: uma revisão sistemática de literatura. Cadernos de Educação, v.1, n. 56, p. 107-130, 2017.

RODRIGUES, Alessandra; GONÇALVES, Lina Maria. Narrativas digitais na formação de professores: da memória, do registro e do discurso emergem posturas e experiências. Revista Contexto e Educação, Ijuí, v. 29, n. 94, p. 212-237, 2014. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu. br/index.php/contextoeducacao/article/view/3979/4673. Acesso em: 19 dez. 2019.

POLKINGHORNE de Validity issues in narrative research. Qual Inq. 2007;

ROBIN, Bernard R.; MCNEIL, Sara G. What Educators Should Know about Teaching Digital Storytelling. Digital Education Review, Texas, v. 22, p. 37-51, dez. 2012. Disponível em: eric. ed.gov/?id=EJ996781. Acesso em: 12 dez. 2019.

ROBY, Teshia Young. Opus in the classroom: Striking CoRDS with content-related digital storytelling. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 10, n. 1, p. 133- 144, 2010. Disponível em: http://eric.ed.gov/?id=EJ904607. Acesso em: 15 dez. 2019.

RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese. 2017. 274 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 dez. 2019.

SANTOS, Vanessa Aparecida Schumann; RODRIGUES Alessandra, REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. A construção de narrativas digitais por professores de ciências: análise de uma experiência de formação mediada pelas tecnologias. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática , v. 2, p. 99-118, 2019.

SANTOS, Vanessa Aparecida. “Tenho um Tablet, e agora?”: Narrativas de professores de Ciências sobre a inserção da Tecnologia Digital na prática docente. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.

CARVALHO, G. S. As Histórias Digitais: Narrativas no Século XXI. O Software Movie Maker como Recurso Procedimental para a Construção de Narrações. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-104511/publico/ Gracinda_ Souza_de_Carvalho.pdf. ACESSO em: 28 out. de 2019.


VAZ, Arnaldo, MENDES, Regina, MAUÉS, Ely. Episódios e narrativas de professores: experiências e perspectivas docentes discutidas a partir de pesquisa sobre conhecimento pedagógico de conteúdo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro, 2001. p. 1-12.

XIN, Joy F. Digital stories in writing instruction for middle school students with autism. CSCanada: Studies In Literature and Languages, Quebec, v. 9, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: http:// www.cscanada.net/index.php/sll/article/view/5180/6211. Acesso em: 9 dez. 2019
Publicado
2021-08-31