TRATAMENTO DE RESÍDUOS DA AVICULTURA DE POSTURA POR DIGESTÃO ANAERÓBIA: REDUÇÃO DOS SÓLIDOS VOLÁTEIS
VOLATILE SOLIDS REDUCTION
Resumo
O tratamento de resíduos da avicultura de postura, por meio da digestão anaeróbia, consiste em alternativa sustentável para a geração de renda e de energia para o pequeno produtor rural e, ainda, para a disposição final deste material orgânico com alto potencial poluidor. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi comparar a eficiência da digestão anaeróbia dos resíduos de galinhas poedeiras e da coturnicultura, baseada na redução dos sólidos voláteis durante o bioprocesso. Para isso, a digestão anaeróbia foi realizada em regime batelada, a partir da adição de água e resíduos avícolas em biodigestores rurais de polietileno de fácil construção. O processo foi monitorado durante 60 dias por meio da determinação dos teores de sólidos totais (ST), sólidos voláteis (SV), razão SV/ST, fósforo total, temperatura e pH. O tratamento dos resíduos das galinhas poedeiras demonstrou melhor estabilidade de pH e maior eficiência na remoção da matéria orgânica, apresentando redução de sólidos voláteis superior ao tratamento dos resíduos da coturnicultura. Os resultados demonstraram que a utilização da digestão anaeróbia no tratamento de resíduos provenientes da avicultura de postura apresenta boas perspectivas, e apontam para o desenvolvimento de novos estudos com foco na otimização do teor de SV dos afluentes utilizados.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.