A SÍNDROME DE ASPERGER: desafios para a inclusão e a importância da literatura infanto-juvenil
the importance of the juvenile literature as a facilitator of inclusion and prejudice reduction
Resumo
A Síndrome de Asperger (SA) faz parte da família dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Dentre a variedade de sinais e sintomas que os indivíduos com SA podem apresentar destacam-se a dificuldade de interação social, além de interesses específicos em objetos e temas não usuais. O presente estudo teve como objetivo apresentar aspectos relacionados à SA, os desafios em termos de inclusão desses indivíduos e a possibilidade do uso da literatura infanto-juvenil como facilitadora neste processo. Por meio da literatura consultada constatou-se que crianças e jovens com SA são frequentemente vítimas de bullying, preconceito e exclusão social na escola, fato este que pode ser minimizado por meio do uso de livros que abordem o tema deficiência. Dessa forma, espera-se que as crianças cresçam, se desenvolvam e se tornem cidadãos com um olhar diferenciado sobre a deficiência, livre de preconceitos e pré-julgamentos. A inclusão é um processo complexo, porém deve naturalmente fazer parte da vida das crianças, preferencialmente de uma forma leve, lúdica e precoce.
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