A SÍNDROME DE ASPERGER: desafios para a inclusão e a importância da literatura infanto-juvenil

the importance of the juvenile literature as a facilitator of inclusion and prejudice reduction

Palavras-chave: Deficiência. Exclusão social. Literatura.

Resumo

A Síndrome de Asperger (SA) faz parte da família dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Dentre a variedade de sinais e sintomas que os indivíduos com SA podem apresentar destacam-se a dificuldade de interação social, além de interesses específicos em objetos e temas não usuais. O presente estudo teve como objetivo apresentar aspectos relacionados à SA, os desafios em termos de inclusão desses indivíduos e a possibilidade do uso da literatura infanto-juvenil como facilitadora neste processo. Por meio da literatura consultada constatou-se que crianças e jovens com SA são frequentemente vítimas de bullying, preconceito e exclusão social na escola, fato este que pode ser minimizado por meio do uso de livros que abordem o tema deficiência. Dessa forma, espera-se que as crianças cresçam, se desenvolvam e se tornem cidadãos com um olhar diferenciado sobre a deficiência, livre de preconceitos e pré-julgamentos. A inclusão é um processo complexo, porém deve naturalmente fazer parte da vida das crianças, preferencialmente de uma forma leve, lúdica e precoce.

Biografia do Autor

Lucimar da Silva Marques, UNISUAM

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local; Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

lucmac41@gmail.com

Thalita Ponce Sobral, UFRJ

Mestre em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

thalita_ponce@hotmail.com

 

Patrícia dos Santos Vigário, UNISUAM

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local; Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

patriciavigario@yahoo.com.br

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Publicado
2021-03-01
Como Citar
Marques, L., Sobral, T., & Vigário, P. (2021). A SÍNDROME DE ASPERGER: desafios para a inclusão e a importância da literatura infanto-juvenil. Revista Augustus, 26(53), 186-199. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/19811896.2021v26n53p186
Seção
Artigos em fluxo contínuo