HEUTAGOGIA: o ensino superior no Brasil e o mercado de trabalho

higher education in Brazil and the job market

Palavras-chave: Heutagogia, Ensino superior, Mercado de trabalho

Resumo

A aprendizagem vislumbra muitos caminhos a serem percorridos do professor até o aluno e vice-versa. Esta relação se entrelaça de tal forma que se deparam com situações comuns de dificuldade para sua reflexão. A heutagogia é um modelo de processo de aprendizagem muito difundido atualmente, principalmente quando se popularizou a educação a distância, modificando a vida social e as práticas de ensino quanto à proximidade do docente e do discente. As especificações cotidianas de entendimento de aprendizagem ultrapassam o material didático para se autogerenciarem. Este artigo teve como objetivo entrelaçar heutagogia, ensino superior e necessidades do mercado de trabalho no contexto brasileiro, dando um panorama da educação a distância e as preocupações que este estilo de aprendizagem traz. Uma revisão sistemática de artigos foi utilizada como metodologia de pesquisa a partir dos termos heutagogia, ensino superior e mercado de trabalho. Foram detectados 5 artigos sobre a temática que mostraram que a heutagogia está relacionada ao ensino superior a distância, conseguindo reaproximar as pessoas à universidade, com rapidez, flexibilidade e aplicabilidade imediata, principalmente para os trabalhadores. A globalização trouxe para o contexto brasileiro muitos desafios e a necessidade de velocidade o que levou a expansão desta aprendizagem principalmente para dentro da universidade que precisará se aprimorar para ensinar e produzir conhecimento científico e cultural inovador.

Biografia do Autor

Renata Coentrão Marques, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Psicologia (UFF) e Letras (UNESA); Mestre em Psicologia (UCP); Especialista em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo (UFF) e Especialista em Desenvolvimento Infantil (Sociedade Pestalozzi)

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Publicado
2021-03-01
Como Citar
Marques, R., & Duarte, C. (2021). HEUTAGOGIA: o ensino superior no Brasil e o mercado de trabalho. Revista Augustus, 26(53), 84-109. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/19811896.2021v26n53p84