A COVID-19 E O DISTANCIAMENTO SOCIAL: quando a onda da internet substituiu a onda do mar para a prática de exercícios físicos

Palavras-chave: Exercício físico, Natação, Distanciamento social, Pandemia, Saúde

Resumo

Uma pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2, determinou mudanças na rotina das pessoas em todo o mundo. Dentre elas, o distanciamento social, implementado pela Organização Mundial da Saúde para conter o avanço do contágio entre as pessoas. Tal medida, impactou também na prática de exercícios físicos ao ar livre, restringindo o funcionamento dos estabelecimentos. Dentro desse contexto, medidas estão sendo tomadas pelos profissionais de educação física para propiciar a prática regular de exercícios físicos utilizando recursos tecnológicos. Os objetivos do presente estudo foram: (i) investigar o impacto da interrupção da prática de natação em águas abertas (NAA) devido ao distanciamento social frente à pandemia da Covid-19 na percepção de bem-estar e estado geral de saúde, e (ii) investigar a percepção sobre a necessidade de adaptação em um curto espaço de tempo a um novo modelo de exercício físico, realizado em ambiente domiciliar, e mediado por recursos tecnológicos utilizando a internet. A interrupção da prática de NAA, devido à recomendação de distanciamento social para a diminuição do contágio da Covid-19, trouxe repercussões negativas na percepção de saúde e bem-estar, principalmente nos aspectos relacionados à qualidade do sono e ansiedade. Entretanto, as videoaulas de ginástica por meio de ferramentas tecnológicas de internet mostraram-se positivas para minimizar tais repercussões, sobretudo por permitirem um convívio social, mesmo que virtual. Dessa forma, em tempos de distanciamento social, medidas devem ser adotadas para o equilíbrio mente sã, corpo são.

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos Vigário, UNISUAM

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (UFRJ/ 2004), Mestrado em Saúde Coletiva, na área de concentração de Epidemiologia e Bioestatística (UFRJ/ 2007) e Doutorado e Pós-doutorado em Medicina (Endocrinologia) (UFRJ/ 2011; 2013). Atua como professora adjunta do Programa da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Atualmente é membro da Academia Paralímpica Brasileira (APB), da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG) e da Sociedade Latino-Americana de Tireoide. É bolsista do Programa Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: educação física inclusiva, desporto adaptado, avaliação funcional e disfunções tireoidianas.UAM. 

Roberto Miranda Ramos Costa, UNISUAM

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (UERJ/ 2012), Mestrado em Ciências da Reabilitação, na área de concentração de Paradesporto (UNISUAM/ 2019).

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Publicado
2020-06-03