AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CONCENTRAÇÃO EM UMA PEQUENA BACIA HIDROGRÁFICA DO CERRADO DE MINAS GERAIS
Resumo
Este estudo tem por objetivo conhecer e analisar o tempo de concentração (tc) da Bacia Hidrográfica do Córrego Fundo em Uberlândia-MG, por meio de hidrogramas obtidos no local e posteriormente compará-lo com o resultado de quatro equações empíricas fornecidas pela literatura. Para obtenção de parâmetros como a área, declividade, comprimento do curso d’água principal e a caracterização do uso e ocupação do solo, foram utilizadas imagens multiespectrais com resolução mínima de 30 m que, juntamente com o modelo digital de elevação e o software QGIS 2.18, possibilitaram traçar a malha hídrica da bacia hidrográfica estudada e obter os parâmetros necessários para o estudo. Para a obtenção dos hidrogramas, a bacia já contava com instrumentos para aferição do nível da água no córrego principal e também dos pluviômetros. Como resultado desta pesquisa notou-se que, dentre as quatro equações estudadas, todas apresentaram discrepância do valor médio real obtido pelos hidrogramas (56 min), concluindo que quando se extrapola o uso da equação empírica para uma bacia com características distintas da bacia que originou a equação, esta pode apresentar valores discordantes do real.
Referências
MOTA, A. A. Tempo de Concentração em Pequena Bacia Experimental. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Centro Tecnológico Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2012.
PEREIRA, M. A. F.; CAMPO, G. F. N.; KOBIYAMA, M.; CASTRO, N. M. R. Regionalização com geometria hidráulica e fractal: estudo de caso com hidrograma unitário instantâneo geomorfológico. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 21, n. 2, p.347-359, 2016.
SILVEIRA, A. L. L. Desempenho de fórmulas de tempo de concentração em bacias urbanas e rurais. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 10, n. 1, p. 5-23, 2005.
SILVEIRA, L. B. P. Tempo de concentração em pequena bacia hidrográfica parcialmente urbanizada em Uberlândia-MG. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental), Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2016.
TUCCI, C. E. M. Modelos hidrológicos. Porto Alegre: ABRH/UFRGS, 2005. 668 p.
TUNDISI, J. G.; TUNDISI, M. T. Recursos hídricos no século XXI. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 328 p.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.