DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA: SOLUÇÃO NO PROCESSO DE ESCASSEZ DE UM BEM VALIOSO
Resumo
O artigo é uma revisão de literatura que apresenta como eixo central o processo de escassez de água no planeta terra, passando pela exploração indiscriminada dos recursos naturais nos últimos séculos, mostrando o share atual da água, bem como a nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT) interferiu para que os BRICS estivessem no centro do processo demanda de água para agronegócio e indústrias e os possíveis problemas que estes países enfrentarão nas próximas décadas, se nada for feito. No levantamento de dados sobre o tema foram utilizadas as bases SciELO e Google Scholar. Como resultado o texto destaca a técnica dessalinização da água salgada como opção viável para os problemas de escassez, através desenvolvimento econômico.
Referências
BACCI, D.D.L. C.; PATACA, E.M. Educação para a água. Estudos avançados, 22(63), 211-226, 2008.
BRASIL. Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH. Cria o Sistema nacional de gerenciamento dos recursos hídricos e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/L9433.htm>. Acesso em: 09 fev. 2019.
FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations); CMA (Conselho Mundial da Água). Relatório rumo a um futuro de segurança hídrica e alimentar, 2018. Disponível em http://www.fao.org/news/story/pt/item/283456/icode/> Acesso em: 10 fev. 2019.
Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Relatório rumo a um futuro de segurança hídrica e alimentar, 2015.
GAIO, S.S.M. Produção de água potável por dessalinização: tecnologias, mercado e análise de viabilidade económica. Tese de Doutorado. Lisboa, Portugal, 2016. p.36.
JACOBI, P. R.; GRANDISOLI, E. Água e sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções. São Paulo: IEE-USP e Reconectta, 2017.
STUMM, W.; MORGAN, J.J. Aquatic chemistry: chemical equilibria and rates in natural waters. John Wiley & Sons, 2012.
REBOUÇAS, A.C. Água e desenvolvimento rural. Estudos Avançados, v. 15, n. 43, p. 327-344, 2001.
WATER, U.N. WWAP (United Nations World Water Assessment Programme) (2016)(pp. 1–148). Paris, France: The United Nations World Water Development Report, 2016. Disponível em < http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002615/261594por.pdf> Acesso em: 10 fev. 2019.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.