TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICANDO COMBINAÇÕES DE PROCESSOS CONVENCIONAIS E PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS
Resumo
Os resíduos provenientes das indústrias, esgotos ou redes pluviais, que são lançados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases são chamados de efluentes. Cada efluente possui características próprias inerente a sua procedência, podendo conter as mais variadas substâncias de origem química ou orgânica. As indústrias, por exemplo vem gerando grandes quantidades de efluentes, nos quais suas composições variam de acordo com o ramo de atividade exercida. Nesse contexto, a grande quantidade de efluentes gerados e descartados na natureza despertam grandes preocupações e para isso métodos de tratamento vem sendo estudados, uma vez que algumas dificuldades são encontrados quando se aplicam os tratamentos convencionais, como por exemplo a remoção de cor dos efluentes. Dessa forma, o presente trabalho objetivou o estudo da aplicação de processos oxidativos avançados, que se baseiam na geração de radicais hidroxilas, que reagem com moléculas do contaminante degradando-as para o tratamento. O processo oxidativo avançado utilizado foi o foto-Fenton. Esse processo foi aliado a processos convencionais como o tratamento biológico utilizando reatores biológicos anaeróbicos (UASB) e o tratamento fisico-quimico que utilizou coagulantes químicos. Os resultados obtidos mostram que a união de processos foi eficiente quando aplicado, para a remoção de DQO de um efluente complexo como o chorume, proveniente de um aterro que recebe resíduos industriais e sanitário..
Referências
KUNZ, A.; FREIRE, R. S.; ROHWEDDER, J. J. R.; DURÁN, N.; MANSILLA, H.; RODRIGUEZ, J.; Novas tendências no tratamento de efluentes têxteis. Quim. Nova 1999, 22, 425.
LIU, Q.; LU, X.; LIU, J. UV-Fenton Preoxidation for Phenolic Wastewater Biodegradability Enhancement. 2010 International Conference on E-Product E-Service and E-Entertainment, Henan, p. 1-4, 2010.
LO, I. M. Characteristics and Treatament of Leachates From Domestic Landfills. Environment International. v. 22 n. 4, p. 433 – 442, 1996.
NOGUEIRA R. F. P.; TROVÓ A. G.; SILVA M. R. A.; VILLA R. D.; OLIVEIRA M. C. O. Fundamentos e aplicações ambientais dos processos Fenton e foto-Fenton. Revista Química Nova, v. 30, n. 2, p.400-408, 2007.
SOUSA, J. T.; VAN-HAANDEL, A. C.; COSENTINO, P. G. S. e GUIMARÃES, A. V. A. Pós-tratamento de efluente de reator UASB utilizando sistemas wetlands Construídos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande, PB, v. 4, n. 1, p.87-91, 2000.
VILLA R. D.; SILVA M. R. A.; NOGUEIRA R. F. P. Potencial de aplicação do processo foto-fento/solar como pré tratamento de efluente da insústria de laticínios. Revista Química Nova, São Paulo, v. 30, n. 8, p. 1799-1803, 2007.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.