RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA: O PAPEL DO CONSUMIDOR NO DESCARTO DO LIXO ELETRÔNICO
Resumo
Um dos principais problemas ambientais com que se defrontam as grandes cidades está relacionado ao tratamento e à disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os componentes eletrônicos descartados de forma incorreta representam o tipo de resíduo sólido de maior crescimento no mundo, mesmo em países em desenvolvimento. O lixo eletrônico é considerado um grave problema para o ambiente e para a saúde, pois contém metais pesados altamente tóxicos. A logística reversa é uma atividade ampla que envolve todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. A responsabilidade compartilhada foi sugerida como resposta para os problemas que envolvem a destinação final dos resíduos sólidos, impondo que todas as partes comprometidas se responsabilizem pelo tratamento e direcionamento adequado dos resíduos gerados após o consumo. O papel do consumidor na responsabilidade compartilhada é um ponto crítico para o sucesso da logística reversa. A população, como um todo, precisa se sensibilizar com a temática do lixo eletrônico e buscar alternativas para amenizar esse problema. Pode-se inferir que os consumidores ainda não dispõem de informações suficientes sobre o descarte correto do lixo eletrônico, os malefícios que esse lixo pode provocar à saúde e ao meio ambiente e, principalmente, sobre a responsabilidade que lhes compete dentro da política de logística revessa. Além disso, existe o agravante do difícil acesso aos postos de coleta. Para que haja um maior engajamento da população, faz-se necessário que o poder público e as empresas produtoras de eletrônicos se unam na promoção de maiores esforços, a fim de reverter esse quadro.
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