EVIDÊNCIA DE VALIDADE DO DLOQ EM UMA AMOSTRA DE PROFISSIONAIS DE UMA REFINARIA BRASILEIRA: ESCALA DE APRENDIZAGEM EM UMA AMOSTRA BRASILEIRA

  • Ylana Miller Schechner Universidade SEK
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional, Validação de escala, Psicometria

Resumo

RESUMO

A aprendizagem organizacional promove mudanças e uma evolução na base de conhecimentos da organização, na criação de novas práticas e no desenvolvimento dos indivíduos, possibilitando uma melhoria contínua de resultados. A presente pesquisa teve como objetivo reunir evidências adicionais de validade do Diagnóstico de Cultura de Aprendizagem em Organizações (DLOQ) em uma amostra de profissionais de uma refinaria brasileira. Participaram do estudo 300 funcionários, sendo 89,3% do sexo masculino (268) com idade média de 41,30 anos. A análise fatorial confirmatória, por meio do software R, confirmou a estrutura original do instrumento. Conclui-se que as evidências iniciais de validade e as características psicométricas obtidas recomendam o uso futuro do DLOQ em investigações brasileiras destinadas a avaliar o grau de aprendizagem em profissionais que atuem no segmento industrial.

Biografia do Autor

Ylana Miller Schechner, Universidade SEK

Doutoranda em Educação pela Universidade SEK – Chile, Providencia, Chile

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Miller Schechner, Y. (2019). EVIDÊNCIA DE VALIDADE DO DLOQ EM UMA AMOSTRA DE PROFISSIONAIS DE UMA REFINARIA BRASILEIRA: ESCALA DE APRENDIZAGEM EM UMA AMOSTRA BRASILEIRA. Revista Augustus, 24(48), 99-116. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2019v24n48p99
Seção
Artigos em fluxo contínuo