TRABALHO EM ALTURA NO SERVIÇO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TELHADOS

  • Rafael Pazeto Santos UNISUAM
  • Eduardo Pereira UNISUAM
  • Bruno Matos de Farias UNISUAM
  • Rachel Cristina Santos Pires UNISUAM
  • Everton Rangel Bispo PUC-RJ
Palavras-chave: Segurança do trabalho, Altura, NR35, impermeabilização

Resumo

O presente estudo tem como foco central a aplicabilidade da NR 35, que trata da Segurança no Trabalho em altura, com olhar direcionando para o Trabalho de impermeabilização em telhados, atividade essa que demanda uma carga horária de no mínimo 8 horas, expondo o trabalhador a uma serie de riscos enfatizando o maior deles o risco de queda com diferença de nível, além de outros secundários como calor e frio. O artigo busca salientar a importância de se aplicar métodos de segurança e controles necessários para garantir a integridade dos funcionários envolvidos nessa atividade, que encabeça a lista de acidente no trabalho. A proposta desses descrito e aperfeiçoar a Segurança dos trabalhadores com a presença do técnico de Segurança, não apenas no inicio da atividade, e sim no acompanhamento em tempo integral de todo o processo, tendo com subterfúgio a complexidade e o alto risco da tarefa combatida com olhar apurado do profissional em segurança.

Referências

AMAZONAS, Marcos. EPI e seus sistemas dentro da nova NR 35 - Trabalho em Altura. Honeywell: The power of connected. Junidaí, 2012. Disponível em: http://www.honeywellsafety.com/BR/Training_and_Support/O_EPI_e_seus_sistemas_dentro_da_nova_NR_35_-_Trabalho_em_altura_.aspx. Acesso em: 06 out 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Inclusão da Investigação de Acidente do Trabalho no SFIT. Brasília, DF: TEM; SIT; DSST, 2001.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul. Análises de acidentes do trabalho fatais no Rio Grande do Sul: a experiência da Seção de Segurança e Saúde do Trabalhado. Porto Alegre: SEGUR, 2008.

EMC DO BRASIL. Impermeabilização de telhados. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.emcdobrasil.com.br/impermeabilizacao-telhados. Acesso em: 09 de out de 2017.

FUNDACENTRO. Queda em altura está entre os principais acidentes fatais na indústria da construção. Brasília, 12 abr. 2016. Disponível em: http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-da-noticia/2016/4/queda-em-altura-esta-entre-os-principais-acidentes-fatais-na-industria-da-construcao/. Acesso em: 06 de out de 2017.

ROSA, Roberta Alves. Segurança do trabalho: conceito, normas regulamentadoras, responsabilidades e redução de custos. MN&A Gestão ocupacional. [S.l.], 11 abr. 2016. Disponível em: https://mnaconsultoria.com.br/seguranca-do-trabalho-conceito-normas-regulamentadoras-responsabilidades-e-reducao-de-custos/. Acesso em: 09 de out de 2017.

VULMAX. Trabalho em altura. [S.l.], 9 maio 2014. Disponível em: http://www.vulmax-vr.com.br/2014/05/trabalho-em-altura.html. Acesso em: 07 de out de 2017.
Publicado
2019-10-30
Como Citar
Santos, R., Pereira, E., de Farias, B., Pires, R. C., & Bispo, E. (2019). TRABALHO EM ALTURA NO SERVIÇO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TELHADOS. Revista Augustus, 24(48), 159-168. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2019v24n48p159
Seção
Artigos em fluxo contínuo