ESTUDO SOBRE PATOLOGIA ESTRUTURAL EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE CONCRETO ARMADO
Resumo
Tendo em vista os diversos problemas patológicos em estruturas, esse trabalho disserta sobre casos de patologias em estruturas de concreto armado. No Estudo de Campo foram exibidos dados gerais obtidos acerca do Reservatório de Água de Concreto Armado inspecionado, no município de Resende (RJ), que apresentou problemas patológicos estruturais. Foram apresentadas as causas que provocam patologias e técnicas a serem adotadas para recuperação de um reservatório de água.
Referências
BORGES, Micheline Gonçalves. Manifestações patológicas incidentes em reservatórios de água elevados executados em concreto armado. 2008. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacha-relado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008. Disponível em: http://civil.uefs.br/DOCUMENTOS/MICHELINE GONÇALVES BORGES.pdf. Acesso em: 15 out 2017.
CARVALHO JÚNIOR, Edson Luis de. Patologia das edificações em concreto originadas na fase de uso. [S.l.]: PMKB, 22 jun. 2015. Disponível em: http://pmkb.com.br/artigo/patologia-das-edificacoes-em-concreto-originadas-na-fase-de-uso/. Acesso em: 17 set. 2017.
CARVALHO, Douglas. Corsan investe R$ 7,8 milhões no abastecimento de água em Guaíba e Eldorado do Sul. Porto Alegre: Governo do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/corsan-investe-r-7-8-milhoes-no-abastecimento-de-agua-em-guaiba-e-eldorado-do-sul. Acesso em: 27 out 2017.
FERREIRA, Leandro Sousa. Critérios para cálculo e detalhamento de reservatórios de concreto armado. 146 f. il. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/reservatorios-de-concreto-armado-tcc/4912412/. Acesso em: 28 set. 2017.
GONÇALVES, Eduardo Albuquerque Buys. Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações. 2015. 174 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10014879.pdf. Acesso em: 28 set. 2017.
MEDEIROS, Marcelo. Corrosão do concreto é causada por umidade e gases nocivos. [S.l.]: AEC-web, 2015. Disponível em: http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/corrosao-do-concreto-e-causada-por-umidade-e-gases-nocivos_6412_0_1. Acesso em: 20 out. 2017.
POLITO, Giulliano. Corrosão em estruturas de concreto armado: causas, mecanismos, prevenção e recuperação. 2006. 191 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Avaliação e Perícia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: http://polito.eng.br/upload/CORROSAO_EM_ESTRUTURAS_DE_CONCRETO_20160405.pdf. Acesso em: 06 out. 2017.
SOUZA, Anne Karolline Lamana de. Identificação das manifestações patológicas em reservatório de água executado em concreto armado em condomínio unifamiliar - Estudo de caso. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Patologia das Construções). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3859/1/CT_CEPAC_V_2014_01.pdf. Acesso em: 20 set 2017.
TINOCO, Hênio Fernandes da Fonseca; MORAIS, Arthur Silva de. Reservatório sem concreto arma-do: principais manifestações patológicas, diagnóstico e soluções para reabilitação e reforço. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS, 9., 2013, João Pessoa. Anais[...]. João Pessoa: CINPAR, 2013.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.