LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA HISTÓRIA SEMPRE NECESSÁRIA A SER CONTADA
Resumo
Este artigo traz, em particular, um relato de experiência de uma professora de pré-escolar e seus argumentos sobre esta temática. Os dados apontados, a partir da exposição de autores renomados sobre este assunto, demonstram que a utilização de incentivos verbais e visuais no processo da imaginação na contação de histórias e o desenvolvimento de atividades que privilegiem o acesso à Literatura Infantil são de grande importância na formação leitora e na construção do conhecimento dos alunos da Educação Infantil. Isto por que a metodologia adotada favorece, por parte do professor-mediador e intensificado nas oficinas podem influenciar o rendimento no processo de ensino-aprendizagem das crianças nesta faixa etária. Este estudo também apresenta um percurso na formação profissional de uma educadora que integrou-se às ações em projetos inseridos nas escolas da rede púbica municipal, particularmente, uma Escola de Desenvolvimento Infantil (EDI) e em um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), ambos localizadas no bairro da Maré, além de um breve relato de sua vivência e de suas expectativas neste contexto. Devido a tudo o que foi apresentado nesta abordagem e evidenciado nos apontamentos apresentados, ratifica-se a validade desta produção por sua abordagem simples que evidencia um estudo de caso e na indicação dos dados bibliográficos com o incentivo no investimento do profissional que deseja ser capacitado neste trabalho na EI. Finalmente, o embasamento teórico e o referencial legislativo apresentados pelos autores de forma sucinta, objetivam clarificar às reflexões propostas a fim de que esta seja uma experiência prazerosa e enriquecedora ao leitor.
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