LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA HISTÓRIA SEMPRE NECESSÁRIA A SER CONTADA

Palavras-chave: Educação Infantil, Literatura Infantil, Processo de Imaginação

Resumo

Este artigo traz, em particular, um relato de experiência de uma professora de pré-escolar e seus argumentos sobre esta temática. Os dados apontados, a partir da exposição de autores renomados sobre este assunto, demonstram que a utilização de incentivos verbais e visuais no processo da imaginação na contação de histórias e o desenvolvimento de atividades que privilegiem o acesso à Literatura Infantil são de grande importância na formação leitora e na construção do conhecimento dos alunos da Educação Infantil. Isto por que a metodologia adotada favorece, por parte do professor-mediador e intensificado nas oficinas podem influenciar o rendimento no processo de ensino-aprendizagem das crianças nesta faixa etária. Este estudo também apresenta um percurso na formação profissional de uma educadora que integrou-se às ações em projetos inseridos nas escolas da rede púbica municipal, particularmente, uma Escola de Desenvolvimento Infantil (EDI) e em um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), ambos localizadas no bairro da Maré, além de um breve relato de sua vivência e de suas expectativas neste contexto. Devido a tudo o que foi apresentado nesta abordagem e evidenciado nos apontamentos apresentados, ratifica-se a validade desta produção por sua abordagem simples que evidencia um estudo de caso e na indicação dos dados bibliográficos com o incentivo no investimento do profissional que deseja ser capacitado neste trabalho na EI. Finalmente, o embasamento teórico e o referencial legislativo apresentados pelos autores de forma sucinta, objetivam clarificar às reflexões propostas a fim de que esta seja uma experiência prazerosa e enriquecedora ao leitor.

Biografia do Autor

Terezinha de Jesus Normandes Lanzellotti

Pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco (UCB), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

João Lanzellotti Neto, UNISUAM

Mestre em Desenvolvimento Local com ênfase em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marcio Bernardino Sirino

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Lanzellotti, T. de J., Lanzellotti Neto, J., & Sirino, M. (2020). LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA HISTÓRIA SEMPRE NECESSÁRIA A SER CONTADA. Revista Augustus, 25(50), 154-172. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n50p154