REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA GERADA DO AR CONDICIONADO PARA ATIVIDADES COMERCIAIS EM RESTAURANTE
Resumo
O presente artigo aborda a utilização da água descartada de equipamentos para geração de energia térmica renovável no âmbito comercial, em especial, restaurantes. Leva-se em consideração a situação atual do planeta onde é latente a preocupação com a diminuição dos recursos naturais hídricos. Soluções inovadoras surgem para tentar diminuir essa falta de água que atinge a muitos seres em todo mundo. Segundo estudos, o custo da água nos gastos gerais tem um peso significativo dentro da indústria e do comércio. Baseado nesses dados, o projeto busca reduzir de maneira considerável o consumo de água encanada para fins de aquecimento dos alimentos, gerando como resultado direto a diminuição na despesa e ao mesmo tempo a utilização de recursos que antes seriam totalmente descartados sendo usados de maneira sustentável.
Referências
CUNHA, A. H. N. et al. O reuso de água no brasil: a importância da reutilização de água no país. Enciclopédia Biosfera, Goiânia: Centro Científico Conhecer, v. 7, n. 13, p. 1248, 2011. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20ambientais/o%20reuso.pdf
Acesso em: 24 set. 2019.
FORTES, P. D.; JARDIM, P. W.; FERNANDES, J. G. Aproveitamento de água proveniente de aparelhos de ar condicionado. [S.l.: s.n.], 2015.
GPANIZ; GASTROMAQ. Manual com especificações de balcões térmicos. [S.l.], 2019. Disponível em: http://gpaniz.com.br/produtos/gastromaq/coccao-e-conservacao/balcao-termico-fly/. Acesso em: 24 set. 2019.
LIMA, S. M et al. Água de ar condicionado: uma fonte alternativa de água potável? VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 6., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: IBEAS, 2015. Disponível em: http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/IX-006.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
MULTI-AR. Processos de funcionamento do ar condicionado. [S.l.], 2013. Disponível em: http://www.multiar.blog.br/processos-de-funcionamento-do-ar-condicionado/. Acesso em: 30 set. 2017.
RIGOTTI, P. A. C. Projeto de aproveitamento de água condensada de sistema de condicionadores de ar. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Panambi, 2014. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2513. Acesso em: 24 set. 2019.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.