A FALSA SOBERANIA DO CONSUMIDOR NO MERCADO CAPITALISTA E O FETICHISMO DA PUBLICIDADE
Resumo
Neste artigo criticamos o conceito de consumidor-soberano, conforme proposto pelo economista Ludwig von Mises, argumentando que a pretensa soberania do consumidor é limitada pelo próprio mercado e que a defesa do mesmo reforça sua despolitização social; abordamos ainda de que maneira a atividade publicitária chancela esse sistema de alienação existencial.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BERGER, John. Modos de Ver. Tradução: Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Tradução: Sandra Regina Felgueiras. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
FROMM, Erich. Ter ou Ser? Tradução: Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
GORZ, André. Metamorfoses do Trabalho: crítica da razão econômica. Trad. de Ana Montoia. São Paulo: Annablume, 2007.
GORZ, André. Misérias do presente, riqueza do possível. Tradução: Ana Montoia. São Paulo: Annablume, 2004.
GRUPO MARCUSE. Sobre a miséria humana no meio publicitário: porque o mundo agoniza em razão do nosso modo de vida. Tradução: Eric Heneault. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
LASCH, Christopher. O Mínimo Eu: sobrevivência psíquica em tempos difíceis. Tradução: João Roberto Martins Filho e Ana Maria L. Ioratti. São Paulo: Brasiliense, 1990.
LATOUCHE, Serge. Pequeno tratado do decrescimento sereno. Tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do Capital. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2014.
MISES, Ludwig von. Intervencionismo: uma análise econômica. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises, 2010a.
MISES, Ludwig von. A mentalidade anticapitalista. Tradução: Carlos Alberto dos Santos Abreu. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises, 2010b.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Desejo e adição nas relações de consumo. São Paulo: Zagodoni, 2011.
SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Tradução: Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.