ELEMENTOS DE MOTIVAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DE METAS ACADÊMICAS DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O estudo teve como objetivo de estabelecer relações entre estratégias de aprendizagem, motivação e o desempenho dos alunos, através de análise das metas acadêmicas dos discentes do ensino médio entre em relação à variável sexo. Para isto foram utilizados os três tipos de metas acadêmicas na abordagem aos alunos: aprendizagem, obtenção e reforço social.
Participaram da pesquisa 120 estudantes do ensino médio de duas escolas com idade média de 14,5 anos, igualmente distribuídos entre meninos e meninas. Os resultados apontaram para uma perceção de maior interesse por parte das meninas em relação aos meninos, com ênfase no item de aprendizagem.
Referências
CASTRO A. A. A pergunta da pesquisa. In: Atallah AN, Castro AA, editores. Medicina baseada em evidências. São Paulo:
FAGUNDES, Caterine Vila; LUCE, Maria Beatriz; RODRIGUEZ ESPINAR, Sebastián. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 635-669, Sept. 2014 .
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em artigos que se completam. 34ª ed, SP. Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.
RAMOS, A. F. Fatores e metas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. V CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Olinda. 2018.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.