ELEMENTOS DE MOTIVAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DE METAS ACADÊMICAS DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Aprendizagem., Metas acadêmicas., Desempenho.

Resumo

O estudo teve como objetivo de estabelecer relações entre estratégias de aprendizagem, motivação e o desempenho dos alunos, através de análise das metas acadêmicas dos discentes do ensino médio entre em relação à variável sexo. Para isto foram utilizados os três tipos de metas acadêmicas na abordagem aos alunos: aprendizagem, obtenção e reforço social.

Participaram da pesquisa 120 estudantes do ensino médio de duas escolas com idade média de 14,5 anos, igualmente distribuídos entre meninos e meninas. Os resultados apontaram para uma perceção de maior interesse por parte das meninas em relação aos meninos, com ênfase no item de aprendizagem.

Referências

AURÉLIO, B.H.F. O Minidicionário da língua portuguesa. Ed. Nova Fronteira, RJ 2006.

CASTRO A. A. A pergunta da pesquisa. In: Atallah AN, Castro AA, editores. Medicina baseada em evidências. São Paulo:

FAGUNDES, Caterine Vila; LUCE, Maria Beatriz; RODRIGUEZ ESPINAR, Sebastián. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 635-669, Sept. 2014 .

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em artigos que se completam. 34ª ed, SP. Cortez, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.

RAMOS, A. F. Fatores e metas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. V CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Olinda. 2018.
Publicado
2019-07-09
Como Citar
Maciel da Silva, C., & Rocha, J. (2019). ELEMENTOS DE MOTIVAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DE METAS ACADÊMICAS DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Augustus, 24(47), 52-62. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2019v24n47p52
Seção
Artigos em fluxo contínuo