OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA DO SÉCULO XXI

  • Carlos Antonio Pereira da Silva Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Cristina Novikoff Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEBFE/UERJ
Palavras-chave: Aluno, Letramento, Tecnologia

Resumo

Este texto mostra um pouco da construção do letramento digital diante da realidade da escola do século XXI, com seus desafios atinentes ao processo de compreensão escrita e leitora com o uso dos meios digitais presentes no dia a dia. O aluno não tem somente a sua frente uma folha de papel para construir sua escrita ideológica, tem meios capazes de lhe auxiliar nessa construção e que irá transformar a sua visão de ver o mundo sob o pilar da comunicação célere, interativa e cooperativa. Ao longo do trabalho também é mostrada a participação do professor nesse processo de letramento, em que se enfatiza a importância de o corpo docente de uma escola ter objetivos e propostas condizentes à realidade dos alunos que passam a ter contato com o mundo virtual.  Não fica de fora dessa discussão a cumplicidade do poder público em 
inserir na educação formal instrumentos digitais adequados estruturalmente capazes de auxiliar no caminho da construção alfabetizadora e do letramento digital. Sob uma metodologia pautada pela pesquisa em bibliografias vinculadas ao assunto, busca esse artigo, também, trazer uma reflexão sobre caminhos o docente pode tomar para enfrentar esses desafios e ser ainda um co-participante de novas conquistas em relação ao letramento digital.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Pereira da Silva, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO.

Cristina Novikoff, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEBFE/UERJ

Pesquisadora líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES.

Referências

ARAÚJO, R. S. Letramento Digital: conceitos e pré- conceitos. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2008, Recife. Anais Eletrônicos [...]. Recife: UFPE, 2008. Tema: Modalidades e Ensino. Disponível em: https://inclusaoecognicao.files.wordpress.com/2017/04/texto-4_conceitos-de-letramento-digital.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: comunidade de fluxo. In: FREITAS, M. T. A. (orgs.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Leitura, escrita e oralidade). p. 23-40.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.

COSTA, G. B. A escrita no ambiente digital e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Revista Philologus, Rio de Janeiro: CiFEFIL, ano 18, n. 53, maio/ago. 2012.

COX, K. K. Informática na Educação Escolar. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008. (Polêmicas do Nosso Tempo).

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In: ROCHA, J.G.; NOVIKOFF, C. (org.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, 2010. p. 211-242.

OLIVEIRA, D. R. et al. Informática na Educação 2. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2010. v. 2.

OLIVEIRA, D. R.; PACHECO, S. B. Informática na Educação 2. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2011. v. 3.

SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 13 jul. 2018.
Publicado
2019-10-30
Como Citar
Silva, C. A., Triani, F., Oliveira, J. H., & Novikoff, C. (2019). OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA DO SÉCULO XXI. Revista Augustus, 24(48), 10-30. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2019v24n48p10

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##