O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E SEUS OBJETIVOS

Palavras-chave: ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, Educação Básica, IDEB

Resumo

Este artigo busca analisar as competências, objetivos e possibilidades do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, que foi criado para funcionar como um termômetro a fim de verificar e sinalizar a qualidade da Educação Básica em todo o território nacional. Busca identificar quais as escolas e suas redes de ensino, quer estaduais ou municipais, que mais precisariam de atenção, acompanhamento, apoio técnico-financeiro para superar sua defasagem e superação de obstáculos. Por meio do IDEB e do “Programa de Metas Compromisso de Todos pela Educação”, o Ministério da Educação e Cultura tem como objetivo apresentar à sociedade uma prestação de contas de como está a educação que é realizada no interior das escolas e de que modo os governos vêm utilizando os recursos para que a educação brasileira dê um salto de qualidade.

Biografia do Autor

Maria Geralda de Miranda

Mestre em Literatura Comparada com ênfase nos estudos culturais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais, também pela UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

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Publicado
2019-07-09
Como Citar
Neto, J., Avelar dos Santos, K., & de Miranda, M. (2019). O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E SEUS OBJETIVOS. Revista Augustus, 24(47), 28-51. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2019v24n47p28
Seção
Artigos em fluxo contínuo